Prosimetron

Prosimetron

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Porquê?

"A grande questão é saber porquê? Por que é que esses bandos de crianças, adolescentes e jovens encontraram energia e legitimidade para saquearem e incendiarem bairros? Não estamos a falar de um Rio de Janeiro, de onde desciam das favelas bandos para atacar a cidade. Está a acontecer no Reino Unido, acontece na Europa, onde se pressupõe que a lei e a ordem imperam, onde esperamos que aconteçam pequenos roubos, mas não pilhagens."

Helena Garrido, Directora-Adjunta do Jornal de Negócios, no seu Editorial de hoje




3 comentários:

Miss Tolstoi disse...

Ontem ouvi uma fulana, que não era nenhuma criança e era bem inglesa, dizer: "Estou a reaver os meus impostos!" Quando se afirma isto,penso eu que tentado "lavar" a consciência...
Também ouvi ontem na tv dizerem que, em Tottenham, tinham encerrado, nos últimos tempos, 8 dos 13 clubes de jovens da zona. Quem conhece a Inglaterra sabe bem a importância destes clubes no enquadramento dos jovens.
Quando ouvimos um 1.º Ministro afirmar que quem tem competência para saquear tem competência para ser julgado e preso, referindo-se a crianças de 11 anos...
Ele devia-se perguntar por que é que os miúdos de 11 anos e menos andam desenquadrados na rua.

Miss Tolstoi disse...

Mas que isto é chocante...
E os tempos que aí vêm não são de molde a ficarmos descansados.

JP disse...

Pois, Miss Tolstoi, sem embarcar nos "sociologismos" justificativos, a resposta mais fácil é sempre mudar a lei. O Além-Mancha era tradicionalmente mais resistente a essa postura, pelo menos face aos jacobinos do lado de cá, nos quais nos incluimos.