Prosimetron

Prosimetron

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

A Voz das Máquinas


«A exposição A Voz das Máquinas, patente no Museu da Música Portuguesa [...], apresenta um núcleo significativo da colecção particular de Luís Cangueiro que no seu conjunto conta com cerca de 600 instrumentos de música mecânica, afirmando-se como uma colecção ímpar no contexto nacional e de reconhecido interesse internacional.
«Após o sucesso da exposição Máquinas (d)e Música apresentou-se como uma evidência o interesse em promover uma mostra com outras peças desta vasta colecção, concentrando-nos agora no universo dos fonógrafos e dos gramofones.
«Recuando ao tempo dos grandes inventores das primeiras gravações da voz e dos sons - como Thomas Edison (1847–1931) - propõe-se uma perspectiva da evolução do registo sonoro. Através de 29 peças ilustra-se um período fundamental da história da gravação que ocorre entre o final do século XIX e a década de 30 do séc. XX. A impressionante beleza e sofisticação destes equipamentos estenderam-se aos suportes sonoros, sob a forma de cilindros e discos, e ainda a diversos suportes de comunicação que contextualizam, também eles, uma época de profundas alterações nos hábitos de consumo e entretenimento.
«O fonógrafo e o gramofone despoletaram novas formas de consumo e de audição da música, logo estimularam a criação e circulação de um grande volume e diversidade de reportórios gravados, numa dinâmica de resposta directa às preferências dos consumidores. Com estas invenções acompanhamos assim os primórdios da indústria fonográfica que se articulou com o fenómeno mais lato da indústria e democratização cultural em expansão. [...]
«Esta exposição é também para ouvir pois todas as máquinas foram objecto de restauro.
«Surpreenda-se com a audição de vozes gravadas há mais de 100 anos.» (Museu da Música Portuguesa)
Mixte, França, 1904

Museu da Música Portugal
Monte Estoril
Até 30 de Outubro
De terça a domingo
10h00-13h00; 14h00-17h00
Visitas com audição sujeitas a marcação pelo tel. 21 481 59 04 /51

1 comentário:

LUIS BARATA disse...

Espero vê-la em breve.