Prosimetron

Prosimetron

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Uma péssima experiência

João Martins - Alfama - Fado, 1940-1950
IMC, Div. de Documentação Fotográfica
Rua dos Remédios, 139. Neste local está actualmente o restaurante Mesa de Frades.

Há dias uns amigos meus franceses, que estiveram em lisboa uns dias, quiseram ouvir fado. Depois de umas "pesquisas" vi que o Pedro Moutinho cantava na Mesa de Frades. Telefonei para marcar, mas estava cheio e despacharam-me para o Luís Vaz de Camões, na mesma rua. O fadista seria o mesmo.
Um pouco depois das 23h00 entrou no restaurante o Hélder Moutinho que cerca das 24h00 começou a cantar, acompanhado de três músicos. Ao fim de três canções disse qualquer coisa aos músicos que se levantaram e foram todos porta fora sem dizer água vai. Não posso dizer que o fadista entrou mudo e saiu calado, porque cantou. No início também não cumprimentou ninguém, nem apresentou canções, nem músicos... nada!
Os meus amigos estavam estarrecidos. Estávamos para sair quando o empregado nos disse que eles iriam cantar mais. Passado algum tempo regressam os músicos com um outro fadista, que interagia mais com o público e que cantou cinco canções. Percebi que este não estava no "programa". Tinha aparecido por ali e foi caçado. Quando saímos, vimos os músicos à porta da Mesa de Frades que estava a abarrotar. Apeteceu-lhes ir até lá. Segundo percebi, o Camané tinha aparecido por lá e a noite estava muito animada por lá.
Quando ao Hélder Moutinho, nunca vi tanta má-criação mum artista em relação ao público. Frequento pouquíssimo casas de fado, mas não é com fadistas destes que se faz uma casa.

12 comentários:

João Menéres disse...

A espécies destas é usar a receita PAULO BENTO !

Filipe Vieira Nicolau disse...

Falta de educação tremenda

APS disse...

Triste fado...:-((

LUIS BARATA disse...

Já frequentei mais casas de fado, mas ainda vou de quando em vez e felizmente nunca tive um caso como o relatado.Dizia há dias o Rui Nery que a candidatura do Fado ia ser dinamizadora do turismo cultural em Lisboa, acredito que sim mas não é com este tipo de actuações.

Anónimo disse...

Claro que ali nunca mais me apanham.

luisa moutinho disse...

deve ter sido um mal entendido o helder não é assim, mas quando se quer dizer mal diz-se de qualquer maneira,alem disso a mesa de frades e o Camões são casas onde canta quem gosta de cantar mesmo sendo cliente

Anónimo disse...

deixem-se disso o helder não é assim e essas duas casas são frequentadas por quem gosta de cantar,e quem conheçe o helder moutinho sabe bem que ele nunca foi mal educado para ninguem

MR disse...

Talvez os dois comentadores anteriores pudessem perguntar ao próprio Hélder Moutinho o que aconteceu nesse dia e ao funcionário da casa também.

claudia pestana disse...

Eu gostava de esclarecer a pessoa que escreveu sobre o Helder Moutinho,que realmente a liberdade de se escrever sobre uma pessoas existe,só que deve saber ser usada. E quando se usa essa liberdade para se escreverem mentiras sobre pessoas ,acho grave ! O Helder tem no trabalho dele a vida,e por nada deste mundo poria a imagem dele em questão. Ele não é mal educado,pode quando muito ja nao precisar de beijar os clientes da casa ou engraxar-lhe as botas,mas dai a chamar mal educado,vai muito !
Tente ,no minimo,saber ouvir fado,saber apreciar um fadista e depois entenderá que em vez de ter o PREVILEGIO de ouvir uma grande voz e um fadista autentico,perdeu os seus preciosos momentos a criticar e a maldizer.....e assim,com ouvintes destes...o fado nao vai a lado nenhum !

MR disse...

Cláudia Pestana,
Não precisa de me esclarecer porque eu relatei aquilo a que assisti.
Não preciso que me engraxem as botas ou os sapatos, mas gosto de pessoas que dêem as boas noites.
E entra-se, altera-se o artista e não se diz nada às pessoas? Eu sei que os irmãos são parecidos...
E canta três canções, dá "de frosques" e não diz nada?
Não se pode defender o indefensável!!!

Annemarie disse...

Sou uma Francesa muito apaixonada de fado e não vou fazer comentários sobre uma noite a que não assisti, mas connesço o Helder e os irmãos e não são pessoas mal educadas, é o contrario !
Dizer “eu sei que os irmãos são parecidos” é mentira, sobretudo o Camané, que é um homem bem educado, com humildade e amabilidade com tudos, como vi personalmente muitas vezes.
AnneM

MR disse...

Parecidos, fisicamente.