Prosimetron

Prosimetron

terça-feira, 15 de novembro de 2011

A arte do retrato - 38

Nikias Skapinakis ( 1931- ), Para o estudo da melancolia em Portugal, 1974, óleo sobre tela, alt.140xlarg.110cm, Colecção Centro de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa.

(...) Será no entanto, como refere Vasco Graça Moura, no seio de uma certa burguesia intelectual lisboeta que estas mulheres, protagonistas de uma nova autonomia do feminino em Portugal, vão encontrar a sua condição de direito à melancolia.
Natália Correia, Fernanda Botelho e Maria João Pires são as três retratadas deste momento, possivelmente colhido no Botequim de Natália Correia, ao Largo da Graça, intelectuais e artistas sentadas, esperando, triangulando o seu olhar até um deles, o de Maria João Pires, coincidir com o nosso.
Esta versão da Pop, a recuperação da figuração a que Skapinakis ligou uma estética do cartaz, as cores planas e intensas, o desenho límpido e comunicante transformaram a sua  pintura desses anos numa ampla forma comunicacional. Num certo sentido, uma forma de crónica, burguesa e solar, do Portugal que, melancólico, esperava.
Por vezes, atento.

- Delfim Sardo, in Obras-Primas da Arte Portuguesa- Século XX- Artes Visuais, Athena, 2011.

1 comentário:

MR disse...

Gosto imenso deste quadro do Nikias. Aliás, no geral, gosto muito deste pintor.