Prosimetron

Prosimetron

terça-feira, 15 de novembro de 2011

OPHIUSSA - UMA CIDADE DE FERNANDO PESSOA

Um filme a não ver. Digo mesmo: a evitar.

Passou ontem no São Jorge, em ante-estreia. Foi apresentado como um filme não biográfico de Fernando Pessoa, que mostrava Lisboa através dos textos de Fernando Pessoa. Mas onde está o guião do filme? São uns poemas e textos desgarrados ditos em cima de fotografias ou de paisagens estanques filmadas. E um título pretencioso.
Textos lidos por Almeno Gonçalves, Ivo Canelas e José Wallenstein; com Rui Mário, Nuno Vicente e Pedro Mendonça; realização e montagem Fernando Carrilho. Som péssimo.
COITADO DO PESSOA! E coitada da sua/nossa cidade!

7 comentários:

APS disse...

Esta gente oportunista continua a esburgar Pessoa..:-(

MR disse...

Um horror; uma chateza.

Anónimo disse...

Fotografia planos e imagem espectaculares, como já é característico de Fernando Carrilho, a sua qualidade técnica e dedicação a temas dificeis mas portugueses que apesar disso têm tido reconhecimento internacional, fugindo dos assuntos "moda" e comerciais.Impossível falar de oportunismo em relação ao realizador em causa,certamente existe desconhecimento do seu trabalho e forma de trabalhar, é de louvar a CML de Lisboa - departamento da cultura pela luta, para se manter e poder exibir trabalhos culturais ao seu público. O filme esta a fazer as delicias dos "pessoanos", excelente selecção de textos, longe dos mais divulgados de Fernando Pessoa, a interessante particularidade do espectador "estar" nos olhos de Fernando Pessoa ao longo do filme,as imagens, paisagens, pessoas, ambientes e climas que viu, viveu e sentiu e como os exteriorizou.O filme toca nas diversas fases do poeta e complexa personalidade.O som dificultou o potencial do filme é um facto.Trabalho de coragem que retrata a genialidade do nosso Pessoa,recantos de beleza da nossa Lisboa, fica um tributo a Fernando Pessoa, daqui a pouco tão mais apreciado no estrangeiro do que em Portugal.

MR disse...

Fernando carrilho = Manuel de Oliveira? Credo!!!!

Anónimo disse...

?????

Anónimo disse...

Documentarista???? De onde veio tal comparação com Manuel de Oliveira???...agora já entendo o desconhecimento.
É fácil destruir o trabalho dos outros é dificíl é construir algum com valor.
São opiniões, e eu juntei a minha!
Um credo! também para ti/si :)

MR disse...

Ainda bem que há quem goste. mas continuo a achar que é difícil fazer pior.