Prosimetron

Prosimetron

terça-feira, 1 de novembro de 2011

Uma sugestão de leitura

Chama-se "Bells" em inglês. A Editorial Presença chama-lhe " O Canto do Anjo", com um substítulo sugestivo que era escusado e apenas denota a tentativa de copiar a de outro livro que se lhe quer comparar,  " a história de um castrato". O autor é o até agora desconhecido Richard Harvell, nascido em New Hampshire, nos EUA e este é o seu primeiro romance. É comparado ao " O Perfume, história de um assassino" porque os sons, todos os sons que perpassam pela vida de Moses, o cantor que foi castrado em criança, são como os cheiros, todos os cheiros, para Jean Baptiste Grenouille, personagem criada por  Patrick Süskind.
Na verdade, as palavras, as frases, os silêncios, estão entremeados de sons, da boa música de Vivaldi ou Gluck, ao barulho para quase todos imperceptivel da cidade ou do vento, aos gemidos do amor e, certamente, aos sinos entre os quais nasceu Moses. E, curiosamente, eles vão  povoando e crescendo na nossa leitura.
Mas há a história, a história de um menino com voz de anjo que é mandado castrar para que essa voz permaneça, as suas dores físicas e morais, a aventura de um amor impossível, a amizade, a esperança apesar de tudo, numa envolvência da Europa do século XVIII, na Suiça, na Áustria, em Itália.
Bem escrito, de leitura fácil e boa tradução de Maria das Mercês Peixoto, é uma sugestão de leitura que apela aos nossos sentidos.

Sem comentários: