Prosimetron

Prosimetron

domingo, 29 de janeiro de 2012

Os contos das mil e uma noites: outras edições - 1

Costa Barreto - O moço sem pinta de sangue: conto infantil. Porto: Majora, 1956. (Contos das mil e uma noites; 16). Il. de César Abbott.

Um exemplo de uma adaptação para crianças que Costa Barreto (1914-1973) fez de um conto do Livro das mil e uma noites. Nesta coleção foram publicados: História do tapete voador e do mais que se verá (n.º 1); O pescador e o génio (n.º 2); Ali Babá e os quarenta ladrões (n.º 3); O corcundinha (n.º 4); A lâmpada de Aladino (n.º 5); As primeiras viagens de Sindebade, o marinheiro (n.º 6); As últimas viagens de Sindebade, o marinheiro (n.º 7); A quarta estátua do rei dos génios (n.º 8); O médico e o invejoso (n.º 9); O pássaro que falava (n.º 10); As duas cadelas encantadas (n.º 11); Os dez zanagas (n.º 12); O barbeiro e os dois irmãos (n.º 13); O mercador, que cheirava a alho (n.º 14); A talha de azeitonas (n.º 15); O filho do sultão (n.º 17); O filho do Alvazir (n.º 18); O gigante do Castelo Vermelho (n.º 19); e Os caroços de tâmaras (n.º 20).
Tive esta colecção completa que li vezes sem conta. Todas as adaptações são da autoria de Costa Barreto.
César Abbott foi (não sei se já faleceu) um aguarelista que nasceu no Porto em 1910 e ilustrou numerosas obras de literatura infantil para a Majora.

2 comentários:

APS disse...

Estes não conhecia eu. Mas já lá está a geminação, no sítio do costume.
Boa tarde!

MR disse...

E eu vou já ver. :)