Prosimetron

Prosimetron

terça-feira, 31 de janeiro de 2012

31 de janeiro de 1891

A bandeira do Centro Democrático Federal 15 de Novembro foi a bandeira da Revolta do Porto. 

Recordo este acontecimento no ano em que se pretende acabar com o feriado do 5 de Outubro, uma ideia peregrina para comemorar o centenário da República. Até poderia ter vindo dos nossos três prosimetronistas - :-) -, não fosse também estar no mesmo pacote o 1.º de dezembro! :-)

4 comentários:

JP disse...

Ó MR, que esquecimento (mas perdoável, que tudo se perdoa :) sobre as origens primorepublicanas do feriado do 1.º de Dezembro! Salvo erro, tb dia da bandeira! Agora é sempre uma alegria ver lembrado o dia da vitória sobre a sedição ;) Bom dia!

João Mattos e Silva disse...

Cara Mr, por resçpeito pelas suas e de outros prosimetristas tenho-me abstido de escrever posts monárquicos. Pelo contrário a MR faz os possíveis e impossíveis para provocar quem dos prosometristas não é republicano. Slou um dos três monárquicos do PROSIMETRON que cita e não gosto que a propósito da revoluçãozinha do 31 de Janeiro que foi vencida, venha fazer comparações com o 1º de Dezembro, que sendo uma data comemorada pelos monárquicos é uma comemoração nacional - o da reconquista da sua independência -, que está acima de qualquer comemoração de uma revolução que mudou o regime político. A partir de hoje deixo de ter tais pruridos.

MR disse...

Não me parece que o post fosse ofensivo. Se o achou, JMS, peço desculpa.
De qualquer modo nunca coloquei nenhuma vinheta de sentido republicano, porque entendo que as vinhetas (melhor ou pior escolhidas) devem ser "aceitáveis" pelos nove prosimetronistas.
:-)

LUIS BARATA disse...

Não me senti ofendido pelo post, até porque o meu estoicismo foi reforçado ao suportar um ano inteiro ( ou mais ) de "centenário republicano", e eu próprio fui assinalando algumas iniciativas editoriais interessantes aqui nestas páginas.

Foi bom o J.P. ter lembrado a génese novecentista das comemorações do 1 de Dezembro porque é algo que é esquecido por vezes. Muitos republicanos comemoram a data, não é nem nunca foi " propriedade " dos monárquicos nem podia ser.
Agora, se me perguntarem se fiquei triste com a abolição do 5 de Outubro como dia feriado, penso que já sabem a minha resposta :)