Prosimetron

Prosimetron

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Um quadro por dia - 226


Winslow Homer, The Country School, óleo sobre tela, St.Louis Museum of Art, EUA.

Ao contrário de outros países, designadamente os EUA, a Europa não tem muitos casos de crianças educadas pelos pais, ou educadas em casa, nem a questão se tem posto frequentemente. No entanto, em Espanha começou a ser pertinente com mais de um milhar de crianças nessas condições, o que levou o Tribunal Constitucional de Espanha a decidir recentemente que as famílias não têm o direito de educarem os seus filhos em casa, alegando que " só a escola contribui para a socialização ".
Que pensam os meus amigos disto? Os direitos dos pais devem ceder perante os interesses do Estado? Ou o interesse primordial é o da criança, e este é melhor servido por uma escolaridade colectiva?

2 comentários:

MR disse...

Claro que concordo. Acho que o convívio, logo a escola, contribui para a socialização. E para um conhecimento diversificado.
Foi este fator que levou ao encerramento de algumas escolas pelo país que tinham um ou dois alunos. Que raio de escola era aquilo?

JP disse...

A questão é muito pertinente. aqui há um tempo, tive conhecimento de um caso concreto, em que existia um suposto ensino à distância, de uma escola na América profunda. O lema desse "sistema educativo" era um bocadinho deixar andar, expressamente referindo que não saber ler aos 14 não era grave e que cada qual tem o seu ritmo. Em compensação, referiam não haver motivo para que qualquer criança, aos 7 (ou 8), não tivesse já o seu negócio doméstico... :)