Prosimetron

Prosimetron

sexta-feira, 18 de maio de 2012

Casa-Museu Teixeira Lopes


Respondendo ao desafio lançado por MR, a minha escolha vai para a Casa-Museu Teixeira Lopes. Fica na Rua Teixeira Lopes, 22, em Vila Nova de Gaia.

[Casa-Museu-Teixeira-Lopes]


A casa começou a ser construída no final do século XIX para residência e atelier do escultor António Teixeira Lopes que aí viveu até à sua morte em 1942. O projeto é da autoria de José Teixeira Lopes, irmão do escultor. Em 1933, Teixeira Lopes resolveu doar a casa e todo o espólio ao Município de Vila Nova de Gaia. Para além de obras de Teixeira Lopes, podemos apreciar obras de Soares dos Reis, Malhoa, Marques de Oliveira, Sousa Pinto, António carneiro, etc.

[Escultura de Diogo-Macedo]

Num edifício anexo à Casa-Museu encontram-se as Galerias Diogo de Macedo, inauguradas em 1975, para a fim de poderem receber uma doação de obras deste artista. Aqui para além de obras de Diogo de Macedo, estão representados Alvaro de Brée, Amadeu, Modigliani (seus companheiros na Cité Falaguière), Almada, Sarah Afonso, etc.

Tenho pena de não ter fotografias da Casa-Museu e das Galerias, pelo que tive de me socorrer da net.

Post de Miss Tolstoi, a quem se agradece a colaboração.

9 comentários:

Jad disse...

Pode ser que sim... quen sabe!

Margarida Elias disse...

Gostava muito de ir a este Museu, que não conheço.

MR disse...

Fui lá há muitos anos, ainda sem galeria Diogo Macedo. E não me lembro grande coisa dele. Também gostava de lá voltar.

MR disse...

Acho que foi ma boa escolha, Miss Tolstoi. :)

Jad disse...

Acho que foi uma boa escolha, Miss Tolstoi. :)

Jad disse...

Escrito a pedido de M.R. que não tem acesso ao blog.

Miss Tolstoi disse...

:-)

Miss Tolstoi disse...

Percebi MR, que não estava a dizer "má boa escolha".
Se está em viagem, pelo Museu de Guimarães pode-se induzir isso?, desejo boa viagem.

Miss Tolstoi disse...

:-)