Prosimetron

Prosimetron

terça-feira, 19 de junho de 2012

Com Saramago na Casa dos Bicos

Casa dos Bicos, Rua dos Bacalhoeiros, Lisboa

Uma reconstituição  magistral. Pude revisitar após longos anos, desde a XVII Exposição Europeia de Arte, Ciência e Cultura subordinada ao tema:
"Os Descobrimentos Portugueses e a Europa do Renascimento - A Dinastia de Avis", em 1983.

O meu livro não tem esta capa maravilhosa da edição espanhola.
Do Memorial do Convento
Pintura da filha de Saramago, Violante Saramago Matos*, num caderno e marcador com um poema
De José Saramago

Há três livros para mim especiais enumero por ordem de preferência:
1 . Evangelho Segundo Jesus Cristo;
2. O Ano da Morte de Ricardo Reis;
3. O Memorial do Convento.

Li outros mas estes deixaram boas memórias. Comprei na Fundação Saramago o livro: Manual de Pintura e Caligrafia por influência do último livro que ando a ler de Pamuk sobre o romance e a pintura , já focado no Prosimetron.  

* Acrescentado a 20-06-2012 às 17 horas

4 comentários:

Cláudia Ribeiro disse...

Que maravilha!...
Deve ser mesmo "uma reconstituição magistral".
Também quero muito ir lá.
Boa tarde!

ana disse...

Cláudia,
Está interessante. Porém, esperava que tivesse mais objetos de Saramago.
Pude rever o edifício, agora com menos espólio o que me permitiu ter outra visão.
Beijinho! :)

Isabel disse...

Nunca fui muito fã de Saramago. Li apenas "O ensaio sobre a cegueira" e gostei.Li também dois infantis :A maior Flor do Mundo e O silêncio da água. Andei a ler parte de outras coisas, mas nunca me entusiasmou particularmente.
Tenho vontade de ler mais alguma coisa.
Beijinhos

ana disse...

Isabel,
Também não é o escritor de eleição mas tem alguns livros que marcam, outros nem tanto.

Começa pelo Ano da Morte de Ricardo Reis ou o Evangelho Segundo Jesus Cristo.
Beijinhos. :)