Prosimetron

Prosimetron

quarta-feira, 20 de junho de 2012

Vinheta - 20 de Junho


Hoje, 20 de Junho, a Argentina comemora o seu dia da Bandeira, coincidindo com a morte do General Belgrano, inventor da mesma.
Sem qualquer obsessão pelos extintos feriados (mas já é a segunda vinheta em três, reparo agora), recordo que o proximamente eliminado 1.º de Dezembro foi instituído pela República, como dia da festa da Bandeira.
Ao contrário de “cá”, a bandeira é acarinhada, com cerimónia diária nas escolas e hino, bem ao jeito de um país que, nos termos do art.º 35.º da sua Constituição, possui nada menos do que três nomes oficiais alternativos, Provincias Unidas del Río de la Plata; República Argentina ou Confederación Argentina.
E, por bandeira, aqui registo a que é usada pela Marinha do Tejo, por iniciativa da minha amiga Raquel Sabino Pereira (http://atlanticoazul.blogspot.pt/), e que, na senda de Guerra Junqueiro, bem poderia ser uma verdadeira bandeira nacional, que a todos unisse, com coroa ou sem ela. Usando-a, recordo pelo menos as repúblicas de S. Marino, da Sérvia, da Roménia, da Bulgária e da Hungria, todas sem qualquer medo de assim representar, com toda a correcção, a sua soberania nacional.
Pela “minha” parte, não me importo nada de deixar cair o branco, desde que desaparecessem de vez as cores de um partido, qual libré a desmentir ou condicionar aquela afirmação já contida na Constituição de 1822, segundo a qual a soberania reside essencialmente na Nação.

3 comentários:

MR disse...

Desconhecia este Dia da Bandeira, na Argentina.

ana disse...

Também desconhecia.
Boa noite! :)

MR disse...

Nem digo o que Junqueiro dizia da bandeira aprovada porque hoje não é politicamente correto. :)
Mas isso não quer dizer que eu não esteja contente com a bandeira verde-rubra. :)