Prosimetron

Prosimetron

sexta-feira, 19 de outubro de 2012

morte anunciada

Ainda em estado de choque para descrever o que esta morte anunciada, antes de um tempo plausível,  me fez sentir...
A minha homenagem:

«Resposta

Algo mais elementar que o espaço e o tempo,
e a escuridão luminosa do Areopagita,
uma hipótese ilegível, antes do pensamento,
uma sílaba só de uma palavra não dita,

sem sentido e sem finalidade, apenas uma ocasião,
como um olho único e cego que vê
do fundo da sepultura da razão,
vaste comme la nuit et comme la clarté.

Um sonho
de uma sombra de quê?»

Manuel António Pina, Os Livros. Lisboa: Assírio & Alvim, 2003, p. 13.

7 comentários:

João Menéres disse...

Embora soubesse do seu delicado estado, certo é que nunca estamos preparados para a perda de um Amigo.

Com a sua simpatia, vei aqui a casa ver os trabalhos impressos sobre tela que expuz há tempos na Cooperativa Árvore.
Só por modéstia não transcrevo aqui uma outra frase que ele escreveu para uma lauda do catálogo.

Paz à sua alma.

Cláudia Ribeiro disse...

Ana, junto os meus pêsames aos seus.
Foi com tristeza que recebi a notícia, apesar de também saber do seu estado.
Mais uma perda para a literatura e para a sociedade, pelo homem bom que era.

ana disse...

João,
Não sabia do estado de saúde de Manuel António Pina. Passou-me ao lado, por isso o meu choque foi imenso, apesar da morte ser sempre um tremendo abalo. Vou espreitar sim.
Obrigada João!

Cláudia,
Fiquei triste sim.
Obrigada por me ter arranjado este livro ainda em tempo vivo do poeta.

Ao João e à Cláudia,
Hoje não consigo esboçar o sorriso gráfico de gratidão pela partilha.

João Menéres disse...

Tens esse catálogo DA NATUREZA, Ana ?

ana disse...

Não, João. Pensei que o tinha colocado no seu blogue. Fui espreitar mas não estava.

MR disse...

«As florestas de João Menéres parecem imobilizar-se no limite da materialidade, entre o mundo cósmico e o mundo interior, as árvores cumprindo a sua natureza essencial de intermediários entre a terra e o céu.» (Manuel António Pina)

ana disse...

João,
Agora que a MR colocou a citação parece-me que tenho esse catálogo, um livro de fotografias belíssimas que me ofereceu, não é?
Ondas do mar em natureza é uma delas não é? Estou a falar de memória visual.
Beijinho.

MR,
Obrigada!
beijinho.