Prosimetron

Prosimetron

terça-feira, 25 de dezembro de 2012

A Natividade no século XVII


Sobre a vida de Matthias Stomer (1600 - 1650), também conhecido por Stom, pouco se sabe. Testemunhas da época deram a este pintor de origem holandesa a alcunha "fiamengo pittore". Admirador da arte de Caravaggio, Stomer concluiu a sua formação provavelmente em Utrecht, sob a orientação de Gerrit van Honthorst, e seguiu o exemplo da primeira geração de mestres conterrâneos "caravagistas", mudando-se para a Itália, onde viveu o seu percurso artístico, primeiro em Roma entre 1630 e 32 e posteriormente em Nápoles. A partir de 1641, fixou-se na Sicília, onde a aristocracia local lhe encomendou vários trabalhos.
A técnica característica do chiaroscuro que vemos neste quadro da Adoração dos Pastores / Natividade, fascina através dos contrastes intensos de luz e gera um ambiente ora solene, ora misterioso. O Menino Jesus encontra-se naturalmente no centro das atenções e ilumina todo o cenário. Muitos pintores do século XVII aplicaram esta simbologia de concentração de luz em Cristo, uma das mais famosas adaptações da Natividade é da autoria do sevilhano Bartolomé Estéban Murillo (1617 - 1682). 
Hoje em dia, existem sensivelmente 200 obras de Stomer. A maioria delas aborda temas bíblicos com incidência especial na vida de Cristo. Matthias Stomer caiu em esquecimento após o seu falecimento, foi, no entanto, redescoberto no século XX, graças ao trabalho de investigação do historiador de arte, Benedict Nicolson.
Com esta bela pintura da Natività na Igreja dos Capuchinhos de Monreale (Sicília) da autoria de Matthias Stomer seguem os votos de um Santo Natal!

Sem comentários: