Prosimetron

Prosimetron

domingo, 23 de dezembro de 2012

Notas soltas sobre o Advento


A Igreja Católica dedica o quarto e último domingo de Advento à Virgem. Ao longo dos dois milénios, a figura de Maria conheceu diferentes abordagens nos géneros artísticos, como é do conhecimento geral. O primeiro tema da vida de Maria, reproduzido na pintura, escultura ou música, centra-se na Anunciação. O segundo grande acontecimento  que o Evangelista São Lucas nos conta, a Visitação de Maria a Isabel, não mereceu a devida atenção junto dos pintores primitivos, uma vez que foi elevada a dia festivo litúrgico apenas no século VI (hoje em dia, celebra-se a Visitação a 31 de Maio, antigamente a 2 de Julho). 
Dos grandes nomes da pintura universal que captaram este tema, destacam-se, entre outros, Giotto, Fra Angelico, Lorenzo Lotto e Domenico Ghirlandaio, cuja obra se vê na imagem deste post. Giotto imortalizou o encontro entre as duas mães num dos magníficos frescos da Cappella degli Scrovegni em Pádua, tendo destacado o olhar fixo que Maria e Isabel trocam durante a visita. A interpretação de Fra Angelico no Convento de São Marcos de Florença acrescentou uma vasta paisagem bucólica, composta de colinas e lagos, sem nunca, no entanto, distrair o espectador do tema principal. A cena em que a Virgem e sua prima se abraçam testemunha a delicadeza e sensibilidade de Fra Giovanni (Fra Angelico)
Domenico Ghirlandaio enquadrou a Visitação num conjunto de frescos, concluídos entre 1486 e 1490 e que narram a vida da Virgem e de São João Baptista. Este ciclo, encomendado por Giovanni Tornabuoni para o coro da basílica de Santa Maria Novella florentina, inclui também personagens profanas, pertencentes aos Tornabuoni e Medici, e o famoso retrato de Giovanna Tornabuoni fora "copiado" pelo próprio Ghirlandaio para um quadro autónomo.
A Visitação na imagem, também "copiada" por Ghirlandaio a partir destes frescos, encontra-se no Louvre de Paris.

Nota: alguns pormenores foram extraídos do livro "Natività" do Instituto Geografico de Novara (texto de Hans Weigert)

3 comentários:

Anónimo disse...

Frohe Weihnachten, Feliz Natal. P Hatheyer

ana disse...

Muito bonita esta "Visitação". :)
O livro donde tirou alguns pormenores deve ser muito interessante.
FELIZ NATAL! :)

Filipe Vieira Nicolau disse...

Obrigado, Ana, um Feliz Natal também para si!