Prosimetron

Prosimetron

quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Benefícios do café



Especialmente para o Luís, na sequência de uma conversa que tivémos recentemente com um amigo comum, que desaconselha totalmente a ingestão desta bebida.
Este é um excerto de um artigo sobre as mais recentes descobertas das ciências da nutrição, publicado na edição de hoje, da Sábado.
“O café acelera o metabolismo do corpo e promove a queima de calorias... A explicação está na cafeína, que activa os mecanismos celulares responsáveis pela diminuição das reservas de gordura. Também estimula o corpo a permanecer em alerta, favorecendo o controlo do cansaço e uma maior disponibilidade para actividades físicas mais intensas e, como resultado, maior gasto de energia. Este é um dos segredos de muitas das dietas mais recentes, em que se aconselha a ingestão desta bebida para complementar as refeições. É um dos processos usados por treinadores e preparadores físicos de todo o mundo, chegando mesmo a recomendar-se o uso de suplementos de cafeína aos atletas de alta competição para aumentar o rendimento desportivo. Essa é uma das razões porque muitas modalidades impuseram um tecto para o nível de cafeína na corrente sanguínea presente no sangue. Mas convém não exagerar. Mais de duas chávenas diárias podem ter um feito contraproducente e até contribuir  para a obesidade. Isto porque o o excesso de cafeína promove o aumento de cortisona e outras hormonas associadas ao stress que estão relacionadas com o aumento da gordura abdominal.
O café pode ainda dar um contributo para a dieta, segundo os mais recentes dados científicos. Os grãos verdes desta planta são ricos em ácido clorogénico, uma substância natural que ajuda a emagrecer (ao contrário do café verde, no vulgar café torrado não há o desejado ácido clorogénico, que se degrada a altas temperaturas)....”.




3 comentários:

MR disse...

I love café! :)

João Menéres disse...

Afinal é para a Isabel ou para o Luís ?

Por hábito, tomo um café cheio diariamente ( ou dois ). Raramente chego ao terceiro.

Até há um ano, tomava descafeínados. Abandonei e passei para o café. E sinto-me muito bem.

ana disse...

Gosto muito de café. Hoje tomei 4. Estou a prevaricar. :)))