Prosimetron

Prosimetron

quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Financiar, financiar...



No sul da China, as escolas com dificuldades económicas obrigam os alunos a comprarem mesas e cadeiras para as salas de aula. O recurso a este tipo de “financiamento próprio” não é contestado pelos pais, mesmo que isso lhes custe dois dias de trabalho (ou muitos mais, já que cerca de 150 milhões de chineses vivem com menos de um euro por dia). Uma mesa e uma cadeira custam 100 yuans (12 euros).
E se por cá a moda pega? Na saúde, o secretário de Estado da tutela já considera que os portugueses têm a obrigação de contribuir para a sustentabilidade do SNS, prevenindo doenças e recorrendo menos aos serviços. Queixa-se o ministério da Saúde de que o Estado gasta anualmente 500 milhões de euros no tratamento dos fumadores quando a venda de tabaco lhe rende três vezes mais!
Já estou como o Miguel Sousa Tavares, que no seu comentário de ontem aconselhou os governantes a deixarem-se de perseguições e a cumprirem o seu papel; governar, e bem, seguindo o exemplo de grandes estadistas como Churchill ou JFK, aliás, fumadores inveterados.

3 comentários:

MR disse...

Quantos portugueses fazem prevenção, através do SNS, dos cancros mais vulgares, como o da mama e do cólon? Ainda por aí uma poupança em exames destes... É como se costuma dizer: «Poupar sai caro» e não «No poupar é que está o ganho».

APS disse...

Será bom, meu caro MLV, saber o que dirá a Constituição Chinesa sobre Educação, antes do mais.
Da nossa, sabemos...

ana disse...

Já estivemos mais longe...