Prosimetron

Prosimetron

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Pintores e pinturas -5


Lavínia Fontana, nasceu em Bolonha em 1552, filha do pintor da Escola de Bolonha, Próspero Fontana, que foi seu professor e a influenciou na escolha da escola maneirista É considerada como uma das mais emblemáticas figuras da pintura renascentista italiana e a mais importante mulher  pintora, antes de 1700.



 




Foi,sobretudo, retratista, que ficou conhecida e admirada pelo uso de cores vibrantes e pelo detalhe rigoroso do vestuário e das jóias dos seus retratados. A sua obra primé e o seu "Auto-retrato  tocando espineta".
Pintou também temas religiosos, sendo de destacar " A Sagrada Família com o  Menino adormecido", encomendado para o Mosteiro do Escorial, de 1589 e "A Visão de São Jacinto", encomenda do Cardeal Ascoli, de cerca de 1600, que lhe abriu as portas de Roma, para onde se mudou com o marido, o também pintor Gian Paolo Zappi, que colaborou em alguns dos seus quadros e de quem teve 11 filhos, a convite do Papa Gregório XIII, de quem pintou o retrato.

São de referência ainda duas telas, a de grandes proporções para o altor-mor da igreja de São Paulo fora de Muros, que foi destruída por um incêndio em 1823, "Martírio de Santo Estevão" e "Visita da Rainha do Sabá a Salomão", o mais ambicioso trabalho narrativo, que sobreviveu. Foi eleita para a Academia Romana, uma rara distinção para uma mulher. Morreu em 1614, em Roma. 

3 comentários:

MR disse...

Gosto dos auto-retratos desta pintora.

ana disse...

Gostei muito. Aliás, esta rubrica é muito interessante.
:)

ana disse...

Não conhecia a Sagrada Família com o menino adormecido. É uma beleza.
Grata. :)