Prosimetron

Prosimetron

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Leituras no Metro - 121

Lisboa: Fim de Século, 2007

O livro sobre as ligações entre Moisés Amzalak (1892-1978), que presidiu à Comunidade Israelita de Lisboa durante 50 anos, e o regime nazi. Sempre soube que este homem tinha sido um apoiante do regime salazarista, mas fiquei estupefacta com as relações que ele teve com o regime nazi, chegando mesmo a ser condecorado pela Cruz Vermelha Alemã, medalha que nunca devolveu.
Economista e professor do ISCEF (actual ISEG), Moisés Amzalak foi ainda proprietário e responsável, com João Pereira da Rosa, pelo jornal O Século nos anos 30 do século passado, altura em que o matutino, como o livro documenta muito bem, é um veículo da propaganda nazi em Portugal. Para mim, leitora e 'folheadora' de jornais, foi uma revelação espantosa.
Num dos capítulos finais, os autores escrevem sobre a militância de judeus em movimentos nazis e fascistas na Europa: Alemanha, Áustria, Hungria, Itália e França. Entre os exemplos concretos que apresentam, está o do banqueiro Louis Rotschild e do «rei das munições» Fritz Mandl, que subvencionavam generosamente a milícia fascista do anti-semita Ernst Rüdiger von Starhemberg. No campo oposto, e num outro capítulo, encontramos judeus a lutarem ao lado dos republicanos na Guerra Civil Espanhola.
Um livro muito interessante e bem documentado.

2 comentários:

APS disse...

Já tinha lido qualquer coisa sobre este assunto.
Ele há coisas inexplicáveis, neste mundo...
Bom dia!

MR disse...

Pois há. Neste caso mesmo inexplicável.
No caso Louis Rotschild e Fritz Mandl (e em muitos outros) tentavam salvar o capital (estava acima da de serem judeus) e desse modo a pele.
Os judeus pobres posicionaram-se de outro modo, como o livro também refere.