Prosimetron

Prosimetron

quarta-feira, 6 de março de 2013

Leituras no Metro - 123

Lisboa: Bertrand, 1967
Capa de José Cândido

Foi nesta coleção que eu li, pela primeira vez, os livros de Maigret. Há pouco tempo reli este Maigret e o inspector desajeitado (Maigret et l'inspecteur malgracieux) que agrupa três novelas protagonizadas pelo comissário, a última das quais se intitula «O cliente mais obstinado do mundo», cuja ação se desenrola, inicialmente, no boulevard Saint-Germain e no café des Ministères: «Pois o café dos Ministérios, à esquina do Boulevard Saint-Germain e da Rua dos Saint-Pères, é um dos raros cafés à moda antiga que subsistem em Paris. Não foi sacrificado à mania dos balcões onde vão encostar-se pessoas que apenas entram e saem.» (p. 92) isto foi escrito em 1946.
Na minha recente ida a Paris, fui procurar o café des Ministères. E...já não há café. Penso que o local seria este e está lá uma loja de roupa.

1 comentário:

APS disse...

O Café, não conheço, mas esta colecção de 49 volumes tenho-a quase toda, embora a sua (quase?) totalidade duplique os da Vampiro. Às vezes, com títulos diferentes e outros tradutores:o nº11 ("Maigret e a gente de bem") foi traduzido por Vasco Pulido Valente, imagine-se!.
Bom dia!