Prosimetron

Prosimetron

terça-feira, 2 de abril de 2013

Ilse Losa (1913-2006)

Hoje é o Dia Internacional do Livro Infantil e este ano celebra-se o centenário do nascimento de Ilse Losa, nascida em Osnabrück, na Alemanha, em 20 de março de 1913. Para fugir ao nazismo, abandonou o seu país natal em 1930. Quatro anos mais tarde, veio para Portugal com um irmão, tendo-se estabelecido no Porto. No ano seguinte, casou com o arquiteto Arménio Losa.
Publicou o primeiro livro, escrito em português, em 1943: O mundo em que vivi. Escreveu muitos livros para crianças, traduziu do alemão para português (por exemplo, O diário de Anne Frank) e deu a conhecer na Alemanha a literatura portuguesa. Em 1984 recebeu o Grande Prémio Gulbenkian pelo conjunto da sua obra na área da literatura infantil.
Faleceu no Porto, em 6 de janeiro de 2006.

Escolhi estas capas de obras de Ilse Losa para crianças:

6 comentários:

Miss Tolstoi disse...

Da Ilse Losa acho que li A Flor Azul. Mais tarde li O mundo em que vivi, Sob céus estranhos, Aqui havia uma casa e gostei muito.

Miss Tolstoi disse...

A Flor Azul com esta capa.

Isabel disse...

Beatriz e o Plátano é um livro que já trabalhei várias vezes com os alunos.
Tenho "O mundo em que vivi", "Silka" e não sei se mais algum.
Gosto dos livros dela!

Cláudia Ribeiro disse...


Gosto muito de Ilse Losa e já li vários livros dela.
Dos que aqui estão, penso que só tenho, mas nunca li, o primeiro, segundo e último. Os restante, só se tiverem outras capas, pois destas não me lembro!

MR disse...

Em criança acho que só li o Um fidalgo de pernas curtas (numa outra edição que não a aqui reproduzida) e A flor azul.
mais tarde li os livros que Miss Tostoi menciona e outros e gostei de todos.
E tb fui lendo os outros livros para a infância de Ilse Losa. Muito bons e os miúdos gostam.

Anónimo disse...

mais "capas" aqui:

http://ilselosa.wordpress.com/