Prosimetron

Prosimetron

segunda-feira, 24 de junho de 2013

Noite de S. João


El Greco, São João Baptista, 1597-1603 [cortesia do Google]


[El+Greco,+S.João+Batista.jpg]

Noite de S. João para além do muro do meu quintal.

Noite de S. João para além do muro do meu quintal.
Do lado de cá, eu sem noite de S. João.
Porque há S. João onde o festejam.
Para mim há uma sombra de luz de fogueiras na noite,
Um ruído de gargalhadas, os baques dos saltos.
E um grito casual de quem não sabe que eu existo.

12-4-1919
Alberto Caeiro, Poemas Inconjuntos  (Nota explicativa e notas de João Gaspar Simões e Luiz de Montalvor.) Lisboa: Ática, 1946 (10ª ed. 1993), p. 
79.

4 comentários:

Filipe Vieira Nicolau disse...

Poema e pintura muito apropriados! Bom dia, Ana

Cláudia Ribeiro disse...

A noitada foi bastante calma, e o dia vai ser igual...

Bonito post!

Um beijinho.:))

ana disse...

obrigada, Filipe.
Gosto muito deste heterónimo.
Boa tarde. :)

Cláudia,
Um bom feriado. :)
Beijinho.

João Menéres disse...

Belíssima postagem em honra do meu padroeiro !

Nem te esqueceste do Pessoa !...

Um beijo, ANA, e OBRIGADO.