Prosimetron

Prosimetron

quinta-feira, 24 de outubro de 2013

O meu livro de Botânica

Estudei botânica - estudei é um modo de dizer porque eu odiava aquele empinanço e pouco fiquei a saber do assunto - pelo livro de Seomara da Costa Primo. Eu e muitas gerações de estudantes.
Tenho pena da minha ignorância em relação a esta matéria, mas o modo como a ensinavam não era para entusiasmar uma criatura de 13 anos.

8 comentários:

Isabel disse...

Agora, olhando assim para ele, parece bem bonito. Tive (e tenho por aí algures) um com capa parecida, creio que no 5ºano.
Também gostava de ter aprendido mais.
Boa tarde!

João Mattos e Silva disse...

Quando vi a capa lembrei-me que também estudei por ele. Mas,tal como MR, não prendi lá grande coisa.

hmj disse...

Para MR:
Apoiado ! Aprendi pouco, embora com base em livros diferentes. Considero, no entanto, que o mal é meu. A memorização de pequenos pormenores - folhas, asas de pássaros, células - cansava-me. Arrumei o assunto na minha pasta de "preguiça mental" em que constam, em primeiro lugar, as fórmulas da Química.

MR disse...

As Ciências Naturais eram um grande marranço e eu nunca fui muito aplicada. :)
Mas tenho pena de não reconhecer as árvores, as flores, etc.
Quanto à Química, como consegui perceber o "funcionamento" das fórmulas...

ana disse...

Também achava graça aos desenhos e às plantas mas não gostava muito de ter que estudar e memorizar.
Apesar disso, gostei mais de estudar botânica e química do que zoologia e física:))
Boa noite.

Aguiavoadora disse...

Permite-me dizer,MR? Amo botânica.As ilustracões deste compêndio aparecem até hoje em diversos outros,são lindas e estimulantes.Concordo plenamente contigo.Tive uma experiência assim na Universidade.A professora ficava tão nervosa na aula.Mas era uma boa mulher.Sabe, no dia em que me emocionei profundo com a movimentação dos cloroplastos nas células de uma lãmina de alfavaca, passando a declarar elogios pela beleza e inteligência que via,não sendo possível ver aquilo com ôlho descoberto; a sala parou e a professora a partir dali a acalmou-se mais.

Aguiavoadora disse...

E, a coisa era tão séria que no dia em que um colega deu-se a rir de alguma coisa, depois de entrar na sala(laboratório) com roupa de motoqueiro e o capacete na mão, um pouco atrasado, houve um desentendimento entre ele e a referida professora, o que foi difícil de acalmar e logo ele foi expulso das aulas.Triste,não? Talvez o clima tenha mudado...

Aguiavoadora disse...

Naquele instituto de Biologia onde estudei, faz muitos anos.as coisa lindas tornavam-se pesadas.Mas, nunca deixei me envolver muito.Agora estou interessada em fazer jardins