Prosimetron

Prosimetron

quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Duas exposições a visitar na Biblioteca Nacional

Visitei duas exposições na Biblioteca Nacional de Portugal e ambas me encheram os olhos e o pensamento.
Livros de Horas: o imaginário da devoção privada.
Esta exposição integra 25 Livros de Horas manuscritos em diálogo com exemplares impressos, estando maioritariamente estruturada de acordo com as principais secções (e respectivos programas iconográficos) que constituem esta tipologia de livro: Calendário, Perícopes evangélicas, Horas da Cruz, Horas do Espírito Santo, Horas da Piedade e do Sacramento, Horas da Virgem, Orações várias, Salmos Penitenciais e Ofício dos Defuntos. BNP 

Escolhi este pequeno Livro de Horas que pertenceu a D. Leonor, mulher de D. João II. Gostaria muito de o ter na minha pequena biblioteca. 

As Três Marias, atribuído ao Mestre do Livro de Orações de Dresden (?), escola flamenga, 
1476-1500. (94 x 67 mm)
«Letra gótica - calendário segundo o uso de Bruges. Horas da Virgem segundo o uso de Roma» [legenda] 


Antes de Lineu: o mundo das plantas impresso na coleção da BNP 
A moderna taxonomia assenta no trabalho de sistematização levado a cabo no séc. XVIII por Lineu (1707-1778) que constitui, ainda hoje, um marco na história da ciência, e da botânica em particular, ao ponto de se poder falar no antes e no depois de Lineu. Já desde o séc. XVI, porém, que outros, como o português Garcia d’ Orta, desenvolviam esforços pioneiros de recolha e sistematização do conhecimento botânico.*





Em 2013 completam-se 450 anos sobre a impressão de um dos mais importantes livros científicos, entre aqueles que foram produzidos no séc. XVI, no que às plantas diz respeito: Os Coloquios dos simples, e drogas e cousas medicinais da India, de Garcia d’Orta (Goa, 1563)*. BNP.

3 comentários:

Isabel disse...

Devem ser muito interessantes, principalmente a dos livros de horas. Como está até Fevereiro, talvez ainda consiga ir vê-la.
Um beijinho

Miss Tolstoi disse...

Tenho de passar por lá.

ana disse...

Boa noite, MR. :))

Isabel,
Gostei de ambas mas claro que a dos Livros de Horas me encantaram e tocaram a alma. :))
Boa noite.

Miss Tolstói, Boa noite. :))