Prosimetron

Prosimetron

domingo, 23 de novembro de 2014

Leituras no Metro - 190

Liège: Éd. C.L.P.C.F. 1991

Michel Lemoine inventaria e analisa, nesta obra, toda a produção simoniana de juventude (cerca de 90 romances), escrita sob 19 pseudónimos. Segundo Lemoine, é nestas obras populares que se poderá conhecer melhor o escritor da maturidade: «É verdade que estas obras se destacam por uma estética do cliché e do lugar comum e não correspondem, de modo nenhum, às exigências narrativas profundas que regem a obra assinada mais tarde com o nome de Simenon. Todavia, o escritor nunca negou esta produção abundante que lhe permitiu a mais frutuosa das aprendizagens. Foi aí, com efeito [...] que Simenon aprendeu a construir um romance: foi nesse terreno fecundo que germinou uma da produções romanescas mais importantes do século [XX].» (p. 7)
Essa obra de juventude integra-se em três géneros: o romance ligeiro, de humor fácil; o romance sentimental; e o romance de aventuras.
Exemplos de pseudónimos utilizados por Simenon: Georges Sim (o mais conhecido), Gom Gut, Christian Brulls, Luc Dorsan, Jean du Perry...




Luc Dorsan - Les tabourets du Cliquet's Bar: Conte galant

Dois livros assinados Jean du Perry

Sem comentários: