Prosimetron

Prosimetron

quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

Citações


(...) Quando prende um " reaça " qualquer, a lei é a lei; quando prende um socialista, a lei já é uma cabala. O resultado final desta petulância está à vista de todos : em 2014, Soares e muitos soaristas estão a retratar o Ministério Público como uma espécie de PIDE e Sócrates como um preso político. Há uma diferença entre exigir mais clareza à justiça e tratar os magistrados como criminosos. Lamento, mas isto é o suicídio do soarismo.
Submersos nesta cultura de respeitinho, Soares e os soaristas ainda não perceberam o que está a acontecer, ainda não perceberam que estamos no meio de um terramoto cultural, moral, gramsciano. A narrativa está a mudar. Se quiserem, este 24 de novembro exterminou o efeito moral do velho 25 de novembro, ou seja, o PS já não é a charneira moral do regime, é só um partido como os outros, o soarismo perdeu o monopólio da moralidade. Não, Soares não é o pai da democracia, é o pai do PS. Julgo que há uma diferença. Não, não há uma crise do regime, há uma crise do soarismo. Julgo que há uma diferença. Ou, pelo menos, julgo que tenho o direito de pensar que há uma diferença.

- Henrique Raposo, no Expresso do passado Sábado.

6 comentários:

Filipe Vieira Nicolau disse...

H Raposo tem todo o direito de pensar assim, e eu não poderia estar mais de acordo com ele

MR disse...

Soares, para além de ser o pai do PS, também foi o principal pai da democracia portuguesa. Só quem não viveu 1974 e 1975 é que não reconhece isso. É uma evidência.

LUIS BARATA disse...

Um dos pais, sem dúvida alguma. Como Sá Carneiro e mesmo Eanes.

MR disse...

´Respondi, mas resolvi apagar, porque quando a cegueira é grande...

Filipe Vieira Nicolau disse...

Cara MR, o mérito de Soares no período que refere, é inquestionável. No entanto, nem todas as afirmações mais recentes de Soares são felizes...

MR disse...

Filipe, limitei-me a comentar a afirmação de Henrique Raposo: «Não, Soares não é o pai da democracia, é o pai do PS.»
Boa tarde!