Prosimetron

Prosimetron

sexta-feira, 17 de julho de 2015

Gastronomia e memórias gastronómicas 1

O Solar do Bacalhau é um restaurante com um ambiente agradável. Não tem um ambiente exclusivo mas é muito acolhedor e a ementa é excelente. Como o nome indica os seus pratos fortes são o bacalhau. 
O jantar foi bacalhau no forno com alheira, uma das receitas que ainda não tinha experimentado. Quando era petiz o meu prato favorito era bife com batatas fritas e ovo estrelado, mas com o tempo aprendi a conhecer e a eleger outras ementas. Assim, agora o meu prato por excelência é bacalhau assado com batatas a murro ou qualquer iguaria de bacalhau no forno.

A montra do restaurante elege o seu mentor - o bacalhau

Bacalhau com alheira, batatas a murro e courgette

O vinho que acompanhou a refeição foi Quinta do Cabriz 2013 (Dão).

A sobremesa foi quente e frio mas este com a novidade da bolacha a acompanhar. Não consegui terminá-lo (e felizmente tinha perdido uns quilitos).




Estas duas fotografias são do site do restaurante:Solar do Bacalhau





NO PÃO


Um dia destes coloco um prato de bacalhau que se faz na minha família e que eu nunca fiz por ser moroso. Confesso que prefiro que cozinhem para mim do que cozinhar. 

O serviço do restaurante é do grupo Ema-VA. Os talheres penso que da cutipol. Os copos são bonitos mas não são de cristal.

Têm uma garrafa exclusiva de água que custa, caso queiram levar para casa, 20 euros.

Garrafa de água Solar do Bacalhau


Em especial para MR.:))

Bom apetite!

3 comentários:

MR disse...

Ainda é cedo e já a fazer crescer água na boca? Gosto muito de bacalhau, de todas as maneiras. Bacalhau cozido é o menos apreciado, a não ser que venha acompanhado de grão.
Vamos a ver o que me reservará o almoço...
Experimentei uma vez bacalhau com alheira num restaurante do BA onde nunca mais voltei. Éramos três, todos pedimos o mesmo e num dos pratos vinha o cordel da alheira... Foi um jantar memorável por isto e outros acontecimentos.
Já há alguns restaurantes que têm garrafas dessas para servir água canalizada; só que por vezes vendem-na ao preço da água engarrafada. :(
Bom sábado!

ana disse...

MR,
O senhor abriu a garrafa na nossa frente.
Não vi se era água do próprio restaurante e se isso estava registado na conta. O preço é para trazer para casa.
Se for o que refere é uma vergonha.
Boa tarde. :))

MR disse...

Eu percebi que o preço que refere é o do vidro. :)
Boa noite!