Prosimetron

Prosimetron

terça-feira, 26 de abril de 2016

Georges Lemoine: cadernos de um ilustrador


Tipógrafo de formação, Georges Lemoine (Rouen, 1935) inicia uma carreira de gráfico e de diretor artísticp e colabora com Robert Delpire e Massin, que o convidam a realizar capas para a nova coleção Folio junior. Ilustrou mais de 100 livros, de que destacamos L’Enfant et la rivière deHenri Bosco, Lullaby de J.M.G. Le Clezio, Comment Wang Fô fut sauvé de Marguerite Yourcenar. 


Lisboa: Contexto, 1983

Em  2014, doou à BnF a totalidade dos seus 230 cadernos (desenhos, viagens, íntimos), executados desde 1956 e que são uma fonte para conhecer a sua obra.

Para além do livro de Yourcenar atrás referido, Georges Lemoine tem mais obras editadas em Portugal:

Lisboa: Contexto, 1985
Lisboa: Contexto, 1986
Porto: Edinter, 1989

A exposição na BnF abre hoje e pode ser vista até 5 de junho.

4 comentários:

APS disse...

Conhecia-o (mal) por causa do primeiro livro ("A fuga de Wang-Fô") de M. Yourcenar, que tenho.
Uma boa semana!

bea disse...

O senhor era um Artista. E tem um ar alegre e muito clean, de pessoa despida de não prestas. Se um dia eu tenha netos, ou sobrinhos-netos, ou crianças de quem goste e não me sejam mais que o gosto, compro-lhes uns livrinhos desses - caso ainda existam.

MR disse...

APS,
Foi o primeiro livro que tive dele.

bea,
Comprei a col. Contexto & Imagem para mim. :)

Bom dia a ambos.

ana disse...

Só conheço A fuga de Wang-Fô que comprei quando saiu, as outras histórias não tenho.
As ilustrações da história da MY são lindas como o texto.
Boa tarde. :))