Prosimetron

Prosimetron

quinta-feira, 10 de novembro de 2016

A arte do retrato - 205

 - O castelo de Villepreux, nos arredores de Paris e pertencente aos viscondes de Saint-Seine pelo casamento desde 1870 , e agora à venda .
 - O recheio do castelo foi todo vendido esta semana pelos ainda actuais proprietários, incluindo quadros acumulados durante os dois últimos séculos .
- Chamou-me a atenção este Portrait de Augustine Bertin de Veaux, pintado em 1809 e que retrata Augustine Bocquet, que pelo casamento levou a terra e o castelo para os Bertin de Veaux . O autor é Girodet-Trioson ( 1767-1824 ) .

Compreendo as vicissitudes que levam as famílias a tudo vender, mas faz-me impressão de qualquer modo este " largar tudo " que não poupou sequer os 2500 preciosos volumes da biblioteca ...

3 comentários:

bea disse...

Não sei mesmo que vicissitudes levam as pessoas a perderem o amor a coisas que estiveram na família durante séculos. Será que nós gostamos mais das nossas pequenas coisas, que eles das suas grandes coisas? Talvez porque todas nos custaram trabalho, não menosprezemos nenhuma. Pode ser uma explicação. E, no entanto, os nossos filhos, será que eles preservam o que foi nosso? Os nossos livros, por exemplo, quem os quererá?

ana disse...

O retrato é lindo.
Boa tarde/noite, Luís. :))

LUIS BARATA disse...

Bom fds , Ana !