Prosimetron

Prosimetron

quarta-feira, 9 de novembro de 2016

Nikias Skapinakis: Paisagens Ocultas

«A arte – visual, literária, musical – não serve só para inquietar, ou provocar, mas também para encantar, divertir e apaziguar.»
Nikias Skapinakis 


«As Paisagens Ocultas desenvolvem-se a partir de 2014. São óleos e guaches agrupados numa série de sentido horizontal, a que corresponde uma outra de sentido vertical. O seu espaço, suscetível de ampliação, está identificado por sete planos de cor, delimitados, ou recortados, pelo desenho.
O número sete não tem, aliás, qualquer significado místico. Na verdade, trata-se de uma divisão abstratizante, tão reduzida quanto possível, mas que permite, adequadamente, a expressividade e a densidade de cromatismo do quadro.
As cores, sem nuances, são obtidas pela aplicação de sucessivas camadas lisas e nunca são idênticas através da variação das tonalidades.
A linha negra, que recorta os planos cromáticos, varia de espessura, engrossando e estreitando ao longo do seu percurso. O seu desenho sinuoso devolve à pintura a recordação da paisagem oculta na estrutura abstrata do quadro, impedindo-a de se comportar como não-figurativa.
As Paisagens Ocultas acentuam no meu trabalho uma memória cartazista, aprofundando uma relação com o design, através do rigor no desenho e na aplicação da cor.» (Nikias Skapinakis, 2016)

No Teatro da Politécnica de 9 de novembro a 17 de dezembro
3.ª a 6.ª das 17h00 | Sáb. das 15h00 até ao final do espectáculo

3 comentários:

APS disse...

Neo-Pop?... Pelo menos, parece.
Saúde-se mais este rejuvenescimento, depois dos 80.
Boa tarde!

Miss Tolstoi disse...

Tenho de ir ver. Quero ir ver.
Boa noite!

MR disse...

Também quero ir. :) Gosto muito deste pintor, nas suas diferentes fases.
Bom dia aos dois.