Prosimetron

Prosimetron

terça-feira, 8 de novembro de 2016

Um novo espaço cultural em Hamburgo - a nossa nova vinheta


Inúmeras foram as dissonâncias em torno da construção deste edifício que durou dez anos. Concluída a obra no fim de semana passado, as vozes são agora uníssonas quanto ao novo espaço musical de Hamburgo, a Elbphilarmonie: com duas salas de concerto, um hotel e apartamentos, este belo exemplo de arquitectura moderna, da autoria de Pierre de Meuron, Jacques Herzog e Ascan Mergenthaler,  convenceu em pleno as opiniões mais críticas. Onde décadas atrás se comercializavam tabaco e outras mercadorias vindas de longe, passará a existir um local de espectáculos musicais de vários géneros com uma programação interessantíssima que arranca a 11 de Janeiro de 2017. 
     

Philippe Jaroussky foi o primeiro artista a experimentar a acústica do auditório principal (segunda imagem). O contratenor que se encontra em Hamburgo por ocasião de um concerto a realizar-se hoje noutro espaço da metrópole alemã, teve a oportunidade de vocalizar um pouco a sua voz de ouro e manifestou-se deslumbrado com a Elbphilarmonie, numa entrevista dada ontem à estação televisiva pública ARD.

Por todos estes motivos, a Elbphilarmonie preenche a nossa nova vinheta.


Imagens: Elbphilarmonie; Auditório Prinicipal, Grosser Saal, foto de Michael Zapf; Philippe Jaroussky, foto de Simon Fowler.

2 comentários:

Miss Tolstoi disse...

Tenho esperança de o poder ver ao vivo. E já agora, frequentá-lo.

MR disse...

Também gostava de ver. Gosto muito da arquitetura de Jacques Herzog.