Prosimetron

Prosimetron

domingo, 23 de julho de 2017

Apontamentos artísticos

Entre as prioridades de reconstrução logo após o terramoto de 1908 em Messina, figurava um espaço, dedicado ao museu desta cidade. Passados mais de cem anos, abriu finalmente a 17 de Junho o MuMe (Museo Interdisciplinare Regionale) que conta a história de Messina, desde o século III antes de Cristo até aos inícios do século XX. Da colecção permanente destacam-se algumas obras primas de Caravaggio (Resurrezione di Lazzaro e Adorazione dei pastori) e de Antonello da Messina (Ecce Homo, e o Políptico de São Gregório, ver imagem).
Outro museu inaugurado recentemente (a 1 de Julho) revive o percurso de Frederico II da Suábia. A cidade de Jesi (Ancona), onde o Stupor Mundi viria a nascer a 26 de Dezembro de 1194, acolhe no seu Palazzo Ghislieri o primeiro museu multimédia e proporciona assim a descoberta desta figura histórica única, através de 16 salas temáticas em 3 pisos com reconstruções tridimensionais e touch screen: o nascimento do imperador, a coroação, o relacionamento com os papas e a Igreja, a cruzada, os castelos e a paixão pelas artes e ciências.  

O Castello Aragonese da maravilhosa localidade de Otranto (região da Puglia) convida a uma exposição com 21 obras de Caravaggio e "caravaggeschi", seguidores do grande mestre lombardo. Entre elas, encontra-se o famoso "Ragazzo morso da un ramarro" de 1596, que nos mostra um rapaz visivelmente incomodado após ter sido mordido por um lagarto verde. Outras telas exibidas, pertencentes à colecção particular de Roberto Longhi (1890 - 1970), são da autoria de Jusepe de Ribera e Mattia Preti. A projecção do filme Caravaggio, L'ultimo tempo de Mario Martone completa a visita.
Até 24 de Setembro

1 comentário:

MR disse...

Itália e Caravaggio - qu'inveja! :)