Prosimetron

Prosimetron

quinta-feira, 6 de julho de 2017

Chez Rosalie

Dois quadros de Bouguereau., em que Rosalia foi modelo.

Modigliani - Retrato de Rosalia

Rosalia Tobia – uma romana, antiga modelo de Bouguereau, Odilon Redon e Modigliani – abriu, em final de carreira, no n.º 3 rue Campagne Première, em Montparnasse, um pequeno restaurante. Tinha apenas quatro mesas e servia uma deliciosa comida italiana - osso bucco, lasagna al forno, raviolitagliatelli - e vinhos italianos - Barolo, Valpolicella, Frascati, Lambrusco, Chianti -, tudo a preços módicos.
O restaurante era muito frequentado por pintores, como o norueguês Edvard Diriks, Midigliani ou Utrillo, para além dos poetas Paul Fort e André Salmon. E a modelo Alice Prin, conhecida como Kiki de Montparnasse.

Utrillo também desceu um dia da Butte e veio beber neste restaurante, tendo deixado uma recordação de Montmartre nas paredes do restaurante. No final, quando ele e Modigliani não pagaram a conta, Rosalia disse-lhes: «Não vou cortar a parede para pagar o meu vinho». 
Fonte: Jean-Paul Caracalla – Montparnasse: L’âge d’or

 

2 comentários:

Mª Luisa disse...

Muito interessante este post.
Em A Coruña há um restaurante que tem pendurado um lenço de um pintor reconhecido...Também não tinha dinheiro , mas gostava de comer bem....

Boa tarde!

MR disse...

E deixou esse recuerdo aos donos do restaurante. :)
Boa tarde! Boa noite!