Prosimetron

Prosimetron

sexta-feira, 16 de março de 2018

Leituras no Metro - 967

Alfragide: Esfera dos Livros, 2018

Béla Guttmann é hoje considerado como o primeiro treinador mediático do futebol e foi o homem que abriu caminho aos famosos treinadores da era moderna. Foi, como afirma David Bolchover na introdução, «o primeiro de uma estirpe , uma superestrela internacional do futebol que conseguia espremer até à última gota as vantagens atléticas e táticas das suas equipas, ainda José Mourinho e Pepe Guardiola não eram sequer nascidos.» (p. 12)
Sobrevivente do Holocausto, escapou à morte escondido num sótão perto de Budapeste, enquanto milhares de compatriotas judeus (incluindo muitos dos seus familiares mais próximos) eram levados para a morte. A sua vida profissional esteve desde cedo ligada ao futebol, tendo passado por grandes clubes como jogador e treinador. Em 1958 chega a Portugal para treinar o Futebol Clube do Porto, que com ele ganha o campeonato nacional (1958-1959). Na época seguinte vai para o Benfica e vence dois campeonatos nacionais (1959-1960 e 1960-1961), a Taça de Portugal (1961-1962) e a Taça dos Campeões Europeus (1960-1961 e 1961-1962). É também pela mão de Béla Guttmann que, em 1960, Eusébio ingressa no Benfica. 
Após os êxitos alcançados, a recusa de um aumento de vencimento motiva a saída do treinador. Na despedida este terá declarado: «Sem mim, nem em cem anos o Benfica vai conquistar outra taça europeia!», frase que ficou conhecida como a «maldição» de Guttmann.
Estou a gostar de ler esta biografia.

Acho horrível a Esfera do Livro  ter paginado o livro com dois tipos de letra. Enfim... (maus) gostos!...

Béla Guttmann com Eusébio e Coluna.


2 comentários:

bea disse...

Béla Guttman deve ter sido uma pessoa extraordinária. E parece que a maldição funciona:), é a equipa europeia com mais finais europeias perdidas.

MR disse...

Pois é. :(
Bom dia!