Prosimetron

Prosimetron

quarta-feira, 27 de junho de 2018

Pensamento ( s )




(...) Somos todos experiência do inacabado, indagação no incompleto, na dureza e opacidade de pedra que, não raro, é a do tempo que nos cabe viver. E a esperança não nega ou contradiz isso. A esperança é uma gestação espiritual que ocorre precisamente nessas circunstâncias. É a esperança que entreabre, que faz descobrir, para lá das duras condições, possibilidades ainda escondidas. A esperança , se quisermos, é a arte de acolher pacientemente a vida e partir daí para um trabalho incessante de ressignificação ( que é, como sabemos, em grande medida, um trabalho de reconciliação ). A nossa existência, do princípio ao fim, é o resultado de uma aprendizagem da esperança, e só ela é capaz de dialogar com o futuro e de o aproximar.

- José Tolentino Mendonça, O pouco que sabemos da esperança, in Expresso 



Também uma singela homenagem ao Padre Tolentino, novo Prefeito da Biblioteca Vaticana e dos Arquivos Secretos, e elevado a arcebispo pelo Papa Francisco.

2 comentários:

Miss Tolstoi disse...

Espero é que abra a consulta aos investigadores e não apenas a uns eleitos.
Boa tarde!

bea disse...

Espero que o padre Tolentino continue a ser a boa cabeça e bom coração que tem sido até hoje. Mantendo as qualidades, as funções mudam mas o resultado será idêntico.