Prosimetron

Prosimetron

sexta-feira, 25 de janeiro de 2019

Leituras no Metro - 1005

Estoril: Prime Books, 2012

Um dia destes entrei na Almedina e comprei este livro. Não estava nos meus propósitos. Mário Wilson foi sempre uma pessoa com quem simpatizei. Abri o livro e comecei a ler o prefácio de Almeida Santos, que foi companheiro de Mário Wilson numa República coimbrã por onde passavam Agostinho Neto ou Daniel Chipenda (companheiro de Mário Wilson na equipa da Académica). Mário Wilson já havia passado pela Casa dos Estudantes do Império onde convivera com Marcelino dos Santos, Mário de Andrade, Amílcar Cabral, etc. O prefácio é vivíssimo e testemunho de uma amizade.
O avô de Mário Wilson era Harry Wilson, um judeu americano que foi para a África do Sul e daí passou para Moçambique, onde casou com uma negra.
Mário Wilson jogou no Sporting (onde foi substituir Peyroteo) e na Académica. Foi treinador da Académica (onde começo por ser adjunto de José Maria Pedroto (com quem não se deu bem) e depois do seu mestre Cândido de Oliveira) e do Benfica.
Uma leitura improvável, mas de que estou a gostar imenso.

1949
1956
Sporting, campeão nacional na época de 1950-1951.
Académica de Coimbra, vice-campeã na época de 1966-1967.
Em cima: Mário Wilson (treinador), Maló, Marques, Curado, Gervásio, Celestino, Rui Rodrigues, Pascoal (massagista). Em baixo: Crispim, Ernesto, Artur Jorge, Vítor Campos e Rocha. 
Benfica, campeão nacional na época de 1975-1976.

6 comentários:

bea disse...

Conheço-o de o ouvir nos programas de desporto ou simplesmente lhe ouvir o nome durante muitos anos.

MR disse...

Acho que é mais a segunda hipótese porque ele faleceu há três anos e não me lembro de o ver pelos programas dos 'intelectuais da bola' :)
Boa noite!

Miss Tolstoi disse...

Deve ser interessante e, pelo que leio aqui, tem matérias desconhecidas dos seus fãs. Os adeptos do futebol deviam dedicar-se a ler uns livrinhos para além de irem só aos estádios. Comecem por estes que outros se lhes seguirão.

Miss Tolstoi disse...

Vou oferecê-lo a um amigo que é doente da Académica. E a seguir é benfiquista. :)

LUIS BARATA disse...

Desconhecia as origens familiares do Mãrio Wilson. Muito interessante.

MR disse...

Eu também não fazia a mínima ideia. A avó chamava-se Fulene Tembe e parece que era alta e linda.
Boa tarde! Boa noite!