Prosimetron

Prosimetron

domingo, 28 de abril de 2019

Madrid, cidade educadora 1898/1938 - Memória da Escola Pública


O Museu de História de Madrid acolhe uma exposição que visa recuperar a história da renovação do ensino público na cidade nos primeiros anos do século XX.
A exposição percorre um período da história de Madrid, considerado como uma referência e fundação da modernização do sistema educacional e pedagógico em Espanha. As histórias das dezenas de grupos escolares treinados em Madrid durante as primeiras décadas do século XX são resgatadas através de objetos, fotografias, audiovisuais e material didático, ou reconstruindo as práticas escolares e o quotidiano dos seus protagonistas.
Uma parte da exposição é dedicada à passagem da escola unitária (uma turma e um professor para todos os alunos) para uma escola gradual (várias salas de aula e diferentes professores, de acordo com os anos de escolaridade). É visível a fratura que a Guerra Civil trouxe para a educação, suprimindo os avanços da escola pública até aquele momento.
Também presta homenagem aos professores que tornaram essa mudança possível, que viajaram pela Europa recolhendo novas práticas e projetos educacionais, tendo acedido à direção de escolas em Madrid, para implementarem essas ideias e práticas com o fim de mudar a educação em Espanha.
Esta exposição pode ser vista no Museu de História de Madrid até 1 de setembro.


4 comentários:

Isabel disse...

Deve ser muito interessante.

Bom domingo:))

MR disse...

Pois deve. Pena ser um pouco longe. :)
Bom dia!

Justa disse...

Moi interesante. Para ver,se conseguimos ir este ano á Feira do Libro.

Feliz 1 de maio!

MR disse...

Deve ser muito gira. Há uns anos vi uma em Paris à volta da Escola Pública de que gostei imenso.
Espero que vás que este ano porque há muito para ver em Madrid, há ainda mais. :)
Feliz 1º de Maio!