Prosimetron

Prosimetron

quarta-feira, 1 de maio de 2019

E assim se pode promover a leitura...


«E se em vez de apresentares um bilhete de comboio ao revisor, lhe mostrasses um livro? Na Holanda, os amantes de literatura puderam viajar de borla por todo o país- durante o último 27 de março -, desde que levassem consigo um livro “especial”. Uma iniciativa inserida na Boekenweek ("Semana do Livro”, em português), que celebra a literatura, com uma série de festivais e eventos espalhados por todo o país entre os dias 30 de março e 7 de abril.
«A tradição remonta a 1932. A Boekenweek escolhe um reconhecido autor holandês para escrever um romance, o “presente da semana do livro”, que é oferecido nas livrarias a pessoas que gastem mais do que 12,50 euros em obras escritas em holandês. E é este o livro que deve ser apresentado nos comboios para substituir o bilhete. Este ano, é o romance Jas van Belofte, da autoria de Jan Siebelink.» (Público, 5 abr. 2019)
Em Portugal podiam experimentar esta medida.

3 comentários:

Rui Luís Lima disse...

Seria uma medida interessante na promoção do livro, mas fica "no ar" a curiosidade de quais os escritores/livros escolhidos:-)
Bom feriado!

Isabel disse...

Interessante!
Talvez a aplicar nos autores "esquecidos".

Bom dia:))

MR disse...

Pois também gostava de saber. Mas ia mais pela sugestão da Isabel, ou escolhendo algum autor com efeméride nesse ano. Por exemplo, este ano poderiam escolher um conto de Jorge de Sena: celebra-se o centenário do nascimento e está bastante esquecido, ou é mesmo desconhecido da maioria das pessoas.
Boa tarde para os dois.