Prosimetron

Prosimetron

terça-feira, 14 de abril de 2020

Le Cave Di Sant'Ignazio

Já almocei neste restaurante com um prosimetronista. Ficámos na mesa ao lado da porta.

«Uma das vantagens de se trabalhar no palazzo era o Le Cave. Considerado um dos melhores restaurantes de Roma, ficava a poucos passos da entrada do edifício, num canto sossegado da praça. No verão, as mesas eram dispostas pela calçada em filas ordenadas, mas, nessa noite de fevereiro, estavam desoladoramente amontoadas junto à parede exterior. O general Ferrari chegou sem marcação prévia e foi-lhe imediatamente indicada, a si e aos dois convidados, uma mesa ao fundo da sala. Um empregado trouxe um prato de arancini di riso e vinho da terra natal de Ferrari, a Campânia.»
Daniel Silva - O anjo caído. 2.ª ed. Lisboa: Bertrand, 2019, p. 89


Gosto de croquetes de arroz.

Bom almoço!

5 comentários:

APS disse...

Quanto ao vinho de Ferrari, indesculpavelmente anónimo nesta ficção do Silva, sugiro, do pouco que conheço, tinto italiano, um Brunello de Montalcino, se o prato for leve, se for mais substancial recomendo um Barolo que, por norma, se porta sempre bem.
Boa tarde.

MR disse...

Muito obrigada pelas sugestões. Mas o Brunello de Montalcino é da Toscânia, não da Campânia. O Barolo (fui ver) é do Piemonte. Mas (também fui ver), nesta região há uma casta, Aglianico, considerada como o Barolo do Sul. :-)
Boa tarde!

bea disse...

Não estive em Roma. Mas por toda a Itália existem restaurantes bons e acessíveis a qualquer bolsa. Ou mesmo comida de rua que também não desmerece. Lembro-me de um calzone numa rua de Verona que achei divino.

Jad disse...

Que saudades de Roma. Ainda consegui passar no começo de Fevereiro, dias 5 e 6, e, se bem ainda me lembro, marcou o fim das viagens internacionais este ano.

MR disse...

A comida italiana é ótima.
Bom dia para os dois.