Prosimetron

Prosimetron

domingo, 12 de abril de 2020

As cores da fé



No silêncio dos Monti Simbruini, em Subiaco, a 70 quilómetros de Roma, encontra-se o Santuario del Sacro Speco. Conserva há mais de mil anos um dos lugares mais significativos da espiritualidade beneditina: a gruta em que o jovem São Bento de Núrsia viveu como eremita durante três anos no início do século VI. Desiludido com a decadência da cidade de Roma onde prosseguia com os seus estudos, retirou-se numa cavidade natural desta montanha no Vale do rio Aniene. Aí, enriqueceu a sua fé e a sua força para fundar as primeiras comunidades monásticas nas proximidades.  


A gruta tornou-se rapidamente um local de oração e culto, e os mais antigos testemunhos artísticos remontam ao século VIII. A partir da segunda metade do século XI iniciou-se a estrutura do complexo como o conhecemos hoje: suspensa em posição espetacular entre a falésia e uma profunda ravina, foi realizada com blocos de pedra maciços sob amplas arcadas, conforme mostra a segunda imagem.
A vida monástica regular começou em finais do século XII, e entre os séculos XIII e XIV concretizaram-se as intervenções arquitectónicas mais importantes.
Hoje em dia, o mosteiro compõe-se de duas igrejas sobrepostas e de múltiplas capelas que seguem o percurso das paredes rochosas. A igreja inferior guarda o tesouro espiritual do santuário: a Grotta em que São Bento passou os seus três anos de eremitagem.


Para além deste tesouro, destacam-se os frescos únicos, quer na sua qualidade quer na sua beleza: os ciclos mais valiosos datam dos séculos XIII e XIV e centram-se na Paixão de Cristo, na vida da Virgem e, naturalmente, na vida de São Bento.  De destacar ainda o mais antigo retrato de São Francisco de Assis que em 1223 visitou o santuário (tratando-se por isso de um retrato “autêntico”), e da Última Ceia do século XIII no refeitório.


A todos, continuação de uma Boa Páscoa!

3 comentários:

MR disse...

Não conheço, mas tem uma bela ceia.
Boa semana!

LUIS BARATA disse...

Que maravilha ! Pobre Itália, vai ser um duro caminho.

Anónimo disse...

Boa noite!
Repeti um post no meu blogue para geminar com o seu já que gostei muito dele.
Desculpas por não ter pedido licença.
Luisa