Prosimetron

Prosimetron

terça-feira, 16 de junho de 2020

Rosólio


Como referi num post anterior, fiz um frasquinho de rosólio, que ofereci a uns amigos que gostam de licores. 
A receita é constituída por aguardente aromatizada com cravo, pimenta, anis e coentros, acrescentada de uma calda de açúcar. Não acrescento calda de açúcar, mas sim açúcar mascavado q.b. 
Esses amigos disseram-me há dias que gostaram do rosólio, pelo que me estou a preparar para fazer uma litrada para lhes oferecer lá o para o final do ano. Desta vez hei de experimentar um pouco, embora licores não sejam comigo.

2 comentários:

bea disse...

Hummm...e pôs essas ervas e especiarias a olho ou tem quantidades determinadas? Suponho que seja licor bem forte:)). Prefiro fazer o de morango, capaz de ser mais o meu género (mas também se faz com aguardente).

MR disse...

Pus as especiarias a olho, porque a receita não tem quantidades. Mas não exagerei. Deve ficar forte porque só leva aguardente e pouco açúcar. Fora este - foi uma experiência para que uns amigos experimentassem um licor que era servido na mesa de D. João III -, só faço licor de poejos (para oferecer a uma amiga) e ginjinha. Mais nada. E de vez em quando (raríssimamente) bebo uma ginjinha com elas.
Boa tarde!