Prosimetron

Prosimetron

sexta-feira, 19 de junho de 2020

Leituras na pandemia - 35

RG Livreiros, 2018

Estou, finalmente, a ler este livro com pequenas histórias memorialísticas de Maria João Falcão, passadas na sua Portalegre natal. Fala de livros que também li na infância ou juventude (Dickens, Hector Malot, Salgari), de bichos-da-seda comprados a um sapateiro (eu comprava-os, quando não mos davam, assim como as folhas de amoreira no Mercado de Alvalade), de como as miúdas faziam amigas na escola, perguntando «Queres ser minha amiga?» (também perguntávamos «Queres brincar comigo?»,  que podia representar o início de uma amizade duradoura), e outras histórias em que também revi a minha infância citadina.´Pelo menos a história que dá título ao livro já a tinha lido no blogue O Falcão de Jade.

Tive estes dois livros nestas duas coleções.

«À noite, em casa, no calor da salinha, debaixo do candeeiro com pendentes de vidrinhos, que pareciam talactites verdes, em vez de fazer os trabahos de casa, preferia ler. Tinha um livrinho de Dickens, ou outro que calhasse, e abria-os de vez em quando. David Copperfield, - ou Sem família e Em família, de Hector Malot - faziam-me chorar» (p.56
Eram umas desgraças tais que era só chorar... Mas estes livros formam uma pessoa. 
Eu punha o livro que estava a ler debaixo do livro de estudo e de vez em quando era apanhada. Já me conheciam as manhas.

Obrigada, Isabel!

7 comentários:

Mª Luisa disse...

que lindo post e mesmo lembra coisas que todas temos feito...
Bom dia!
Abraço!

Isabel disse...

De nada!

Gostei muito do post.
Também achei giro ser transportada até à minha infância, em muitas das coisas que a Maria João conta.

Bom fim-de-semana:))

Cláudia Ribeiro disse...

Um livro muito agradável, simples mas muito bem escrito e que nos faz recuar à infância.
Um livro repleto de memórias, sentimentos, vivências e emoções.
Parabéns à Maria João, por o ter escrito e por ser a pessoa maravilhosa que é; parabéns à Isabel por ter proporcionado estas leituras e parabéns à MR por ter partilhado.
Boa tarde!

MR disse...

Mais uma vez agradeço à Isabel o ter-me proporcionado esta leitura, que foi feita com prazer.
Boa tarde para as três.

Rui Luís Lima disse...

Este livro chegou-nos às mãos através da Isabel e a sua leitura também nos transportou para a memória da nossa infância.
Muito boa tarde
Paula e Rui

MJ FALCÃO disse...

Não sei o que dizer mais, MR.
Só sei que me proporcionou uma tarde muito feliz, com a sua página sobre o meu livro. Ainda hoje estava a pensar se valeria a pena publicar um outro livro -este muito diferente no assunto, nas memórias, mas vivido também intensamente. Passa-se tudo em São Tomé e Príncipe onde vivi cinco anos e me deixou recordações muito fortes.
Fiquei animada com a sua "crítica" tão simpática e vou-me decidir a publicar mais este livro...
É bom sentir um feed-back sempre, sobretudo da parte de pessoas que têm uma sensibilidade que nos aproxima.
Não sei quem é MR (ou saberei?), mas este blog interessa-me -sei que são vários os autores - e fiquei muito feliz.
Agradeço muito às amigas Isabel e Cláudia...

MR disse...

Era para ter feito um texto maior porque havia mais a dizer, mas achei que ficaria um bocadinho repetitivo, de modo que ficou curtinho.
Li alguns textos seus sobre São Tomé n'O Falcão de Jade e folgo saber que está a preparar um livro sobre os tempos em que lá viveu.
Saúde! Bom fim de semana!