Prosimetron

Prosimetron

sexta-feira, 3 de julho de 2020

Marcadores de livros - 1668

Sexta-feira era no calendário romano o dia consagrado a Vénus.

Dois marcadores, inspirados em «O Nascimento de Vénus» de Botticelli e num misto de arte nova e pop art: Vénus Pandemos e Vénus Ourania (Urânia). Estes cognomes de Afrodite (a Vénus grega)  estão associados no primeiro caso ao amor por todas as coisa; no segundo, ao amor divino.
O grego que aprendi no liceu (e de que eu gostava imenso, ao contrário do latim) ainda deu para ler isto.

Para Justa.

10 comentários:

Maria disse...

São lindos!
Gosto muito desse quadro do Botticelli, mas ainda gosto mais do Primavera: há muitos, muitos anos vi uma reprodução da senhora do vestido às flores e nunca mais a esqueci, nem ao autor; sempre desejei ir a Florença ver os originais...
Curiosamente, só hoje descobri que ele nasceu a 1 de Março, facto que, obviamente, me deixou muito feliz ;)))

Um bom dia, MR!
🌻

MR disse...

Mais um peixinho. :) A Maria nasceu a 1 de março?
Bom dia!

Maria disse...

Não, eu nasci a 11, embora fique muito feliz por ele ser do meu signo, tal como o Miguel Ângelo. :))
Musicalmente é que estou muito bem acompanhada: pelo Astor Piazzolla ;)
Bom dia!
🐠🐠

MR disse...

Também estou bem acompanhada: Ravel. :)
Boa tarde!

bea disse...

Logo me lembraram Botticelli, efectivamente.

Justa disse...

Bon fin de semana!

Maria disse...

Muito bem acompanhadas, sem dúvida :)) embora eu seja uma nódoa a dançar o tango, ou qualquer outra coisa :(
E a MR, que tal se dá a dançar o bolero?
Oh, agora lembrei-me duma cena fantástica do Bolero de Ravel dançado numa enorme meda redonda, por um bailarino cujo nome não recordo... quase jurava que foi no cinema Star e que o filme era o Les uns et les autres do Claude Lelouch.
Tenho que ir pesquisar. ;)

Boa noite!
🌻

MR disse...

Bom fim de semana, Justa!

Maria,
Tudo certo. Também vi aí o filme do Lelouch e o bailarino chamava-se Jorge Donn. Era fantástico, mas não me atreveria a tentar fazer o que ele fez. :)
Boa noite!

Maria disse...

* mesa redonda ;)

MR disse...

Li mesa redonda. :)
Bom sábado!