Prosimetron

Prosimetron

sábado, 29 de julho de 2023

O que estamos a ler? - 15

Será que Miss Tolstoi já está a ler os «dois que [lhe...] ofereceram: "As Guerras do Trigo. Uma história geopolítica dos cereais", de Scott Reynolds Nelson, e "Passar das Marcas" de Owen Matthews»? 
Mais duas sugestões. Um amigo meu também me recomendou <i>Passar das marcas</i>.

Lisboa: Zigurate, 2023

«As guerras do trigo é a melhor obra de História que li em muito tempo. Com inteligência e sensatez, revela como conspiradores e chefes de Estado, trabalhadores e empresários, filósofos e economistas, transformaram a disputa humana pelo pão de cada dia em guerras e impérios, revoluções e conquistas, banquetes e fomes. Esta obra conduz os leitores desde os celeiros e as antigas rotas comerciais da Europa até à Guerra Civil dos EUA e ao fim da escravatura, à fundação de impérios, aos massacres da Primeira Guerra Mundial e da Revolução Russa e, finalmente, ao nosso mundo contemporâneo, interligado e profundamente desigual. Pelo caminho, Scott Reynolds Nelson dá nos a conhecer os indivíduos que fizeram e refizeram este mundo. Alguns são novos e bem vindos desconhecidos, e outros - como Abraham Lincoln e Vladimir Lenine - são apresentados de uma forma tão diferente que é como se os encontrássemos aqui pela primeira vez.» 
Andi Zimmerman

Lisboa: Edições 70, 2023

«A guerra russo-ucraniana é a mais grave crise geopolítica desde a Segunda Guerra Mundial. Aparentemente, Vladimir Putin, até então um calculista e oportunista nato, tornou-se de repente um jogador imprudente, colocando o seu regime - e a própria Rússia - em risco de destruição. Porquê? / Recorrendo a relatos de atuais e antigos membros do Kremlin e da sua máquina de propaganda, ao testemunho de soldados russos capturados e a reportagens no terreno na Rússia e na Ucrânia, Passar das marcas conta a história não só das causas da guerra, mas também do que se passou durante o primeiro ano do conflito.» (Sinopse)


3 comentários:

Mª Luisa disse...

Semelham muito interessantes.
Boas leituras!

MR disse...

Também acho. Vamos a ver se mais tarde terei tempo para os ler.
Há dias ouvi um tipo dizer na tv que uma coisa que Putin conseguiu foi unir os ucranianos. Não era tarefa fácil.
Bom sábado!

Pini disse...

Ya veremos en qué queda esta guerra, con tantos boicots.
Bom fim de semana