Prosimetron

Prosimetron

sábado, 12 de agosto de 2023

Moedas coloridas comemorativas do Centenário da República

 Em 2014 escrevi uma mensagem sobre uma moeda colorida do Centenário da República Portuguesa. Um anónimo fez hoje uma pergunta o que motivou esta nova mensagem.

Tenho mais duas na minha coleção:


E verifiquei que não guardei nenhuma (ofereci várias) iguais à que tinha colocado em 2014, que volto a repetir de seguida:


A diferença, para além da tonalidade do verde, é ter a coroa de louros/carvalho também pintada de verde.

Comprei todas em França, numa casa de moedas. Julgo que a Arthur Maury também vendia.

Aliás, vi agora, a do Erasmo, portuguesa, também colorida:

se não for proibido, aqui fica o link: https://www.arthurmaury.fr/les-euros-en-couleur/10014044-portugal-2022-erasmus-2-euro-commemorative-en-couleur-3666920187374.html.

3 comentários:

Miss Tolstoi disse...

Não me lembro de ter visto nenhuma destas moedas. Não que colecione, mas sou republicana e amiga de Erasmo.
Boa tarde!

MR disse...

Jad,
Para tua infelicidade e minha felicidade, a moeda que tenho é a de cima à esquerda.
a) Uma filha de Erasmo. 😉🤣

Cláudia Ribeiro disse...

Lindíssimas!