Prosimetron

Prosimetron

quinta-feira, 22 de fevereiro de 2024

Artur Jorge (1946-2024)

Artur Jorge, antigo jogador da Académica e do Benfica, treinador do Porto e selecionador nacional, faleceu hoje.
Em 1969 foi impedido pelo governo de participar na final da Taça de Portugal, no auge da crise académica de Coimbra. Dado que estava a cumprir o serviço militar, não o deixaram sair do quartel para treinar, pelo que não pode jogar. Mas assistiu ao jogo.
Estive nesse jogo, um dos poucos a que fui ao longo da minha vida, e que o Benfica ganhou com um golo de Eusébio, para tristeza de muitos benfiquistas (como eu) que estavam  a torcer pela Académica.


Em 1969, Artur Jorge mudou-se para o Benfica, onde esteve até 1975.


Depois foi treinador do Porto e selecionador nacional.
Sócio n.º 1 e fundador do Sindicato dos Jogadores, fundado em 1972, com a ajuda do então advogado Jorge Sampaio.

Em 1983, publicou um livro de poemas, que irei hoje reler:


8 comentários:

Maria disse...

Lembro-me bem dele, o treinador poeta.
Eu também era da Académica, porque me irritava a rivalidade entre os três "grandes" do futebol.
Vi agora na tv que ele foi o primeiro treinador português a ganhar uma taça da Europa, ao serviço do FCP. Já não me lembrava.
Nunca liguei muito ao futebol, e agora não ligo mesmo nada, não consigo ver a tal "magia" que o resto do mundo vê...
Lamento.
💐

MR disse...

Eu só fui da Académica em 1969.
Sempre apreciei o Artur Jorge, como jogador, homem do futebol e como postura cívica.
Bom dia!

Maria disse...

Eu fui durante o tempo em que estudei, mas apenas simpatizante, nunca fui sócia nem assisti a jogos.
O meu pai era do SLB e por vezes íamos aos jogos (em família) aos domingos.
Estive na inauguração do terceiro anel e achei muito giro.
Assim que tive voto na matéria nunca mais entrei num estádio de futebol.

E que tal a poesia do Artur Jorge?
Nunca li nada dele.

Pini disse...

Me suena el nombre de este futbolista y el equipo de Academica de Coimbra, si bien, mis simpatías con equipos portugueses son para el Sporting de Portugal, que creo, antes se llamaba de Lisboa.
Boa tarde

Pini disse...

Curiosamente,recuerdo que mi visita a Tomar y Batalha coincidió con el hecho de proclamarse campeón de liga esa temporada,de lo que me alegré, pues no ocurría desde hacía bastante tiempo.

MR disse...

Maria,
Comprei o livro quando saiu e gostei. Sempre fiquei á espera que publicasse outro, mas não aconteceu. Pode ser que tenha deixado inéditos que gostasse de ver publicados.
Só fui a cinco jogos de futebol, um dos quais a final da taça de 1969. E saí de lá triste, apesar de ser benfiquista, não inscrita.
Boa tarde!

bea disse...

Sempre gostei da Académica, apenas por lhe chamarem a equipa dos estudantes, que o futebol só me interessou enquanto os filhos cresciam, cada um com com sua preferência. Um dos meus sonhos era mesmo fazer o curso em Coimbra. Mas a vida é o que é e quando frequentei a faculdade traje académico, cerimónia de final de curso, livro de curso, anel tinham desaparecido (que pena).
Artur Jorge era um bonito jovem que veio a mostrar outras qualidades que não apenas "saber jogar à bola". Parecia-me pessoa sensata e inteligente, mas desconhecia até agora que publicara um livro de poemas. Talvez seja mais uma faceta a descobrir. Mas as "doenças prolongadas" são também um prolongado sofrimento. Descansou.

MR disse...

Pini,
Há pouco esqueci-me. O Sporting Clube de Portugal nasceu no Campo Grande e chegou a chamar-se Campo Grande Football Clube.
O Benfica nasceu numa farmácia em Algés e chama-se Sport Lisboa e Benfica.

Boa noite para os dois.