Prosimetron

Prosimetron

segunda-feira, 13 de outubro de 2025

A Leitura

Abel Manta - A Leitura: Grupo do Consultório do Professor Francisco Pulido Valente, s.d.
Lisboa, Museu da Cidade
Da esq. para a dir., sentados: Aquilino Ribeiro, Ramada Curto, Carlos Olavo, Francisco Pulido Valente e Alberto Candeias; de pé: Vasco Ribeiro Santos, Mário de Alenquer, Fernando Lopes Graça, Manuel Mendes, Sebastião Costa, Luís da Câmara Reis e Abel Manta.

8 comentários:

Maria disse...

Um belo conjunto de homens sábios.
Boa semana🍂🍁

bea disse...

Que obra leria Aquilino Ribeiro?! Seria algum capítulo dos seus livros. Ou passeava por outras paragens. É curioso ver homens juntarem-se para ouvir ler.
Boa semana

Mª Luisa disse...

Tenho curiosidade por saber que leriam. Talvez liam em casa e depois disertavam.
Boa noite

Fernando FIRMINO disse...

Um "pormenor" particularmente curioso! De entre os diversos e ilustres Cidadãos que, figurando no célebre quadro "A Leitura", foram, de certo modo, imortalizados pelo talento de ABEL MANTA, encontra-se (no canto superior esquerdo) a figura de VASCO Artur RIBEIRO SANTOS.

O meu comentário reside, apenas, numa brevíssima e despretensiosa referência à especial ligação familiar do retratado, que foi distinto clínico (e Director de Serviço) dos Hospitais Civis de Lisboa e assíduo frequentador da tertúlia "no consultório do Prof. Pulido Valente", na qualidade de respeitado democrata e, em particular, Pai de JOSÉ ANTÓNIO Leitão RIBEIRO SANTOS.

Importa recordar que o seu malogrado Filho foi, sem qualquer dúvida, um dos nossos Heróis da Resistência à ditadura fascista! Activo e corajoso membro da extinta Federação dos Estudantes Marxistas-Leninistas (FEML), organização do influente MRPP para a Juventude COMUNISTA Estudantil, José A. RIBEIRO SANTOS viria a ser barbaramente assassinado pela PIDE/DGS, no fatídico dia 12 de Outubro de 1972.

Não foi por acaso que, ontem, por ocasião de mais um (53.º) Aniversário do seu assassinato, alguns Cidadãos, justamente indignados com o estado moribundo (e de traição aos princípios Marxistas!) em que se encontra o Partido pelo qual RIBEIRO SANTOS deu a Vida, de novo organizaram uma simbólica e (muito) significativa Romagem à sua campa, no Cemitério da Ajuda, a mesma "necrópole" Lisboeta onde repousa, também, um outro jovem Mártir Comunista, Alexandrino de Sousa...

Boa Noite para todo(a)s!

Maria disse...

A propósito de Abel Manta, descobri cá em casa um livro de José Cardoso Pires ilustrado por este pintor.
Foi uma bela surpresa!
Terça feliz🌞

MR disse...

É verdade, José António Ribeiro Santos era filho do médico que figura no quadro.
Bom dia!

MR disse...

Um bela tertúlia na pintura portuguesa que é parca nestas representações do quotidiano.
Bom dia para todos.

MR disse...

Bea, provavelmente alguma obra que tivesse acabado de ler e que quisesse dar a conhecer ou discutir com os seus amigos. O mesmo se passa com Carlos Olavo que tem um livro pousado sobre as pernas.
Bom dia!