Prosimetron

Prosimetron

domingo, 27 de julho de 2008

NINA SCHENK CONDESSA DE STAUFFENBERG: infância e juventude

Nina Magdalena Elisabeth Lydia Herta Freiin von Lerchenfeld nasce a 27 de Agosto de 1913 em Kowno (Lituânia). Seu irmão Ludwig morre aos cinco anos, vítima de pneumonia e meningite.
Seu pai, Gustav Freiherr von Lerchenfeld, é diplomata, sua mãe Anna provém da família báltica dos Freiherren von Stackelberg.

A família encontra-se na Rússia, quando tem início a Primeira Guerra Mundial. Enquanto representante da Alemanha, considerada a agressora principal do conflito, Gustav von Lerchenfeld é detido em São Petersburgo sem acusação formal. Apenas ano e meio depois, é libertado por intervenção de diplomatas da Embaixada de Espanha a quem Anna, parente da rainha Victoria Eugénie, recorre ao fim de uma odisseia por várias representações europeias. Os três regressam à Alemanha.

Após uma breve estada em Bayreuth, mudam-se para a cidade de Bamberg (Baviera) onde Nina passa grande parte da sua infância. Apesar da rigidez e da disciplina, próprias de uma educação da época, vive-se um ambiente de afecto e carinho. Nas suas memórias, Nina guarda recordações de uma juventude muito feliz. O temperamento da mãe contribui, seguramente, para a boa disposição em casa. Fala-se em três idiomas, alemão, russo e francês. O estilo de vida, característico da alta aristocracia, é cosmopolita, o verão é passado na Riviera, Suiça, Baden-Baden ou Paris.

Nina segue os seus estudos num colégio interno em Heidelberg. Ao contrário das suas amigas, empenhadas na aprendizagem de tarefas tradicionais, Nina interessa-se por livros de aventura. Seus grandes ídolos são Winnetou e os três Mosqueteiros.

Aos 16 anos, Nina regressa a casa. Passa semanas de férias descontraídas, na companhia de primos e amigos. Os planos dos pais são ambiciosos, pois deverá a filha prosseguir com os estudos em Lausanne.

A 1 de Janeiro de 1930, um militar de 23 anos, de nome Claus Philipp Maria Schenk von Stauffenberg, é destacado para Bamberg para continuar a sua jovem carreira militar. Esbelto e com um futuro promissor, é naturalmente "objecto" de muita atenção por parte do universo feminino local. Os seus interesses provam uma cultura extraordinária, para além de dominar o violoncello, alimenta a sua grande paixão pela literatura, instruída por sua mãe, Karoline von Stauffenberg, que se correspondia com Rainer Maria Rilke. Escreve poesia nos seus tempos livres.

Na Primavera desse ano, Claus conhece Nina. Terá sido amor à primeira vista. "Quando vi Nina, soube imediatamente: eis a mãe dos meus filhos", assim expressa Claus o seu fascínio. Em Novembro de 1930, é anunciado o noivado. Durante três anos, Claus e Nina, bem como as suas famílias intensificam o seu relacionamento. A 26 de Setembro de 1933, casam-se em Bamberg.

A viagem de lua-de-mel leva-os até Verona, Florença e Roma. Neste percurso, torna-se evidente o contexto político em que a Europa se afunda: Itália está sob o domínio de Mussolini, a Espanha sob o regime de Franco. E poucos meses antes, a Alemanha tinha sido apoderada por um homem e um partido que viriam a determinar radicalmente o futuro do jovem casal Claus e Nina.

To be continued






Sem comentários: