Prosimetron

Prosimetron

quarta-feira, 30 de julho de 2008

Melodias da Broadway: Wicked (Melbourne)


Acabei de ver "Wicked", o musical. Trata-se de uma "prequela" ao "Feiticeiro de Oz", relatando a história oculta do que se passava em Oz antes de Dorothy aterrar e do famoso "I think we're not in Kansas, anymore"; de uma forma surpreendente e contra-intuitiva, conhecem-se a Fada Boa e a Bruxa Malvada do Oeste, as suas motivações e os seus sonhos, com a panóplia de referências a desfilar com interpretações perfeitamente diversas das que recordamos do filme de 1939 (o Homem de Lata, os sapatinhos de rubi, o Espantalho, a Bruxa do Leste, os Munchkins, o Feiticeiro, o Leão Medroso, os campos de papoilas, o Castelo, os macacos voadores, a vassoura... nada escapa a esta nova lente).
O musical é da autoria de Stephen Schwartz, tendo estreado originalmente na Broadway em 2003 (onde ainda está em cena - aliás, onde estreou nunca fechou as suas portas). A produção de Melbourne conta com valores superiores de encenação e duas cantoras principais (Amanda Harrison e Lucy Durack) de primeira água. O musical está em cena no Regent Theatre, em Collins Street, apresentando-se esta engalanada com as árvores iluminadas de verde e os candeeiros em volta também em tons da Cidade Esmeralda; na criação de ambiente, o foyer serve "Ozmopolitans" verdes e à saída, um cartaz avisa os espectadores que estão a sair de Oz e a entrar no mundo real...

8 comentários:

Anónimo disse...

Conheço alguém que gostaria de ver este musical...
M.

Jad disse...

Sim, M. conhece-me bem. Adorava ver o musical e reinterpretar todo o simbolismo. Existe sempre um novo mundo para além do arco-íris. Poderá ser um pretexto para voltar... O João sabe se existe dvd?
Com fraternidade
Jad

Anónimo disse...

Jad,
talvez o Feiticeiro de Oz te envie, de Esmeralda, um cd; dvd não conhece…
Se te interessar o libreto tb se arranja.
Dorothy

Jad disse...

Olá Dorothy! (deixou o mundo do sonho?)
Obrigado pela "cunha" junto do Feiticeiro (que somos nós próprios). Mil vezes obrigado. Vou bater os calcanhares dos sapatos (que não são vermelhos, rubi) para que o desejo se realize.
Mil vezes obrigado.

João Soares disse...

Olá Jad,

Creio que Dorothy tem razão: não existe (ainda) versão em DVD - existe apenas um documentário em DVD sobre o musical; CD sim, existe.

Abraços,

João

Jad disse...

Obrigado

Anónimo disse...

Na verdade foi oficialmente anunciado o filme para daqui a 2 anos!! Só ainda nao se sabe é o elenco...

Anónimo disse...

Jad
Já existe em CD. Já o revi.É um filme muito apreciado cá em casa.
Desejo que o Homem de Lata, o Homem de Palha e o Leão lho ofereçam por causa da simbologia.

Adorava voar para lá do arco-íris.