Prosimetron

Prosimetron

quinta-feira, 23 de abril de 2009

Homenagem: Carolus Clusius.

Para homenagear o livro impresso procurei algum que fosse distante no tempo porque é mais fácil de escolher. Não, não é a Bíblia dos irmãos Gutenberg como seria de esperar!
Pensei em pôr: "Colóquios dos simples e drogas he cousas medicinais da Índia(1563)" de Garcia da Orta, mas quis procurar um menos conhecido então, dentro do mesmo tema, encontrei:
"Exoticorum libri decem é um compêndio botânico e zoológico escrito por Carolus Clusius", em latim e publicado em Leiden, no ano de 1605.
O título completo da obra é: "Exoticorum libri decem, quibus animalium, plantarum, aromatum, aliorumque peregrinorum fructuum historiae describuntur".


Clusius não era somente um biólogo original mas também tinha competências a área da linguística. Tornou-se conhecido como tradutor e editor de trabalhos de terceiros. Exoticorum libri decem consiste de conteúdos de sua descoberta, de partes traduzidas e versões editadas anteriormente, devidamente referenciadas, e uma quantidade de novas ilustrações.
Neste compêndio, identificáveis em separado, podem ser encontradas as traduções em latim, com notas de Garcia de Orta, Colóquios dos simples e drogas he cousas medicinais da Índia(1563), Nicolás Monardes, Historia medicinal de las cosas que se traen de nuestras Indias Occidentales (1565-1574) e Cristóvão da Costa, Tractado de las drogas y medicinas de las Indias orientales (1578).

Sem comentários: